A Teka criou um passatempo de modo a eternizar as receitas dos avós, de norte a sul do país. O objetivo é transformar num livro as melhores memórias, passadas na cozinha em família, compilando as receitas que moldaram gerações.
Correndo de uma ponta a outra do país, seria possível experimentar a mesma receita, mas cozinhada de forma diferente, com o toque especial de cada casa. Tal como “quem conta um conto, acrescenta um ponto”, a Teka procura reunir as pessoas na busca pelas suas histórias com receitas de culinária que são especiais e únicas para cada família. E aqui entram os familiares mais antigos de cada casa e as suas experiências na cozinha.
Importância dos avós
Os avós são os segundos pais para a vida toda: ensinam os primeiros passos, as primeiras letras e muito do que sabemos sobre o amor incondicional. Desde o primeiro bolo que a avó ensinou a fazer, começando por explicar como se devia partir um ovo e apanhar as cascas que caíam na massa, até às receitas simples e práticas que alimentavam um batalhão.
A Teka resolveu e enaltecer os avós de Portugal. Para tal, convida a participar neste passatempo e enviar uma receita da família, acompanhada pela memória que ficou marcada desse momento.
Livro
Esta coleção de receitas familiares terá tanto de doce, como de salgado e tudo o que se precisa de fazer é partilhar a receita, acompanhada por uma imagem e uma explicação com até 150 palavras da história associada. Utilizando o hashtag #TekaGenetic, é possível partilhar com amigos e familiares, para que os mesmos possam recordar esses momentos.
O regulamento pode ser consultado em https://iniciativateka.pt/receitas-dos-avos-regulamento/ e a participação feita em https://iniciativateka.pt/receitas-dos-avos/.