in

Sustentabilidade, transição digital, geopolítica e economia em debate na conferência APED

APED Spring Conference

O panorama atual da sustentabilidade e a estratégia para atingir os objetivos de neutralidade carbónica e o impacto da transição digital na economia e na geopolítica estarão em debate na APED Spring Conference, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) que se realiza no dia 12 de maio, a partir das 9h30, em formato digital.

 

Painel

Para debater estes temas, a APED convidou Chris Goodall, empresário e escritor sobre transição para economia de carbono zero, e Carl Benedikt Frey, Oxford Martin Citi Fellow e diretor do Programme on Technology & Employment da Universidade de Oxford.

“Retail DNA: Sustainability” é o mote do ensaio de Chris Goodall, no qual apresentará a sua visão de especialista sobre os passos que as empresas e a sociedade deverão dar rumo à desejada neutralidade carbónica, a que seguirá uma conversa com Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade.

Carl Benedikt Frey fará uma intervenção com o tema “Machine Challenge”, dedicada a analisar os desafios trazidos pela transição digital para a economia e para a geopolítica, que será o ponto de partida para uma conversa com Miguel Monjardino, professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

APED -Retail-DNA-Sustainability-1080x1080

Estratégias de sucesso

Apresentar conteúdos com valor e partilhar a visão de especialistas para o desenvolvimento de estratégias de sucesso em áreas fundamentais como a sustentabilidade, transformação digital e liderança, é o mote para a conferência digital APED Spring Conference – “Meeting the Future”.

A sessão de abertura da conferência estará a cargo de Isabel Barros, presidente da APED, e de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

O primeiro momento de análise e perspetiva será trazido à conferência com a apresentação de um estudo sobre o futuro do retalho e as tendências no mercado português, dado a conhecer por Ana Paula Guimarães, sócia-associada no escritório de Lisboa da McKinsey, e por Duarte Braga, senior partner da McKinsey e office manager do escritório da Ibéria.

Este estudo será o mote para o debate “O futuro do retalho em Portugal”, que contará com a participação de Cláudia Azevedo, presidente da Comissão Executiva da Sonae, e de Pedro Soares do Santos, administrador-delegado e presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, com moderação de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

 

Keynote speaker

O galardoado jornalista norte-americano Bob Woodward será o keynote speaker da sessão, com uma intervenção, intitulada “From Presidents to CEOs, the Price of Politics and Larger Sessions of Leadership”, sobre liderança em tempos de profundas alterações políticas e sociais.

A APED Spring Conference consagra o compromisso da APED em acolher e impulsionar mudanças sociais e económicas e de contribuir para a construção de soluções de valor acrescentado para a sociedade e que contribuam para a dinamização da economia nacional.

The Bountiful Company

Nestlé compra as principais marcas da The Bountiful Company

trabalho temporário

Em ano de pandemia, cerca de metade dos portugueses sem receio de perder emprego