in

Sustentabilidade, transição digital, geopolítica e economia em debate na conferência APED

APED Spring Conference

O panorama atual da sustentabilidade e a estratégia para atingir os objetivos de neutralidade carbónica e o impacto da transição digital na economia e na geopolítica estarão em debate na APED Spring Conference, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) que se realiza no dia 12 de maio, a partir das 9h30, em formato digital.

 

Painel

Para debater estes temas, a APED convidou Chris Goodall, empresário e escritor sobre transição para economia de carbono zero, e Carl Benedikt Frey, Oxford Martin Citi Fellow e diretor do Programme on Technology & Employment da Universidade de Oxford.

“Retail DNA: Sustainability” é o mote do ensaio de Chris Goodall, no qual apresentará a sua visão de especialista sobre os passos que as empresas e a sociedade deverão dar rumo à desejada neutralidade carbónica, a que seguirá uma conversa com Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade.

Carl Benedikt Frey fará uma intervenção com o tema “Machine Challenge”, dedicada a analisar os desafios trazidos pela transição digital para a economia e para a geopolítica, que será o ponto de partida para uma conversa com Miguel Monjardino, professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

APED -Retail-DNA-Sustainability-1080x1080

Estratégias de sucesso

Apresentar conteúdos com valor e partilhar a visão de especialistas para o desenvolvimento de estratégias de sucesso em áreas fundamentais como a sustentabilidade, transformação digital e liderança, é o mote para a conferência digital APED Spring Conference – “Meeting the Future”.

A sessão de abertura da conferência estará a cargo de Isabel Barros, presidente da APED, e de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

O primeiro momento de análise e perspetiva será trazido à conferência com a apresentação de um estudo sobre o futuro do retalho e as tendências no mercado português, dado a conhecer por Ana Paula Guimarães, sócia-associada no escritório de Lisboa da McKinsey, e por Duarte Braga, senior partner da McKinsey e office manager do escritório da Ibéria.

Este estudo será o mote para o debate “O futuro do retalho em Portugal”, que contará com a participação de Cláudia Azevedo, presidente da Comissão Executiva da Sonae, e de Pedro Soares do Santos, administrador-delegado e presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, com moderação de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

 

Keynote speaker

O galardoado jornalista norte-americano Bob Woodward será o keynote speaker da sessão, com uma intervenção, intitulada “From Presidents to CEOs, the Price of Politics and Larger Sessions of Leadership”, sobre liderança em tempos de profundas alterações políticas e sociais.

A APED Spring Conference consagra o compromisso da APED em acolher e impulsionar mudanças sociais e económicas e de contribuir para a construção de soluções de valor acrescentado para a sociedade e que contribuam para a dinamização da economia nacional.

Nature's Bounty

Nestlé compra as principais marcas da The Bountiful Company

portugueses

Em ano de pandemia, cerca de metade dos portugueses sem receio de perder emprego