in ,

Recursos patrimoniais e gastronomia em destaque no Prémio Cinco Estrelas Regiões

Já estão apurados os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões para 2019. Entre recursos patrimoniais, atrações culturais, gastronomia, hotelaria e produtos e serviços de âmbito local, foram distinguidos 186 vencedores.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões reconhece e valoriza destinos, atrações turísticas e negócios locais de alta qualidade para os consumidores, traçando um roteiro do que melhor há em Portugal.

Nesta segunda edição, cerca de 222.900 portugueses votaram e avaliaram mais de 100 ícones regionais de interesse nacional e mais de 400 marcas regionais. Foram os sítios e património que mais vencedores tiveram, com 47 prémios atribuídos a aldeias e vilas, monumentos, praias, reservas, paisagens e barragens e serras e montanhas. Segue-se a gastronomia, com 34 prémios distribuídos nas categorias de cozinha tradicional, doçaria, queijos e vinhos. A hotelaria fecha o top 3 dos sectores mais votados, com 20 prémios espalhados de norte a sul do país.

A nível regional, retirando os grandes centros urbanos de Lisboa e Porto, destacaram-se Coimbra e Leiria, que levaram 13 prémios cada, com distinções à Serra da Lousã, Piódão e Pastel de Tentúgal, em Coimbra, e à Reserva Natural das Berlengas, Mosteiro da Batalha e  Museu da Cerâmica, em Leiria.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões baseia-se no conceito e sistema de avaliação do Prémio Cinco Estrelas e tem como objetivo não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, mas também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas, outros ícones de referência e interesse nacional.

A cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se no 17 de maio, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Leroy Merlin Braga inaugura loja de materiais de construção

Líderes das maiores empresas europeias pedem medidas urgentes para enfrentar os desafios do século XXI