Japão
in

Reativação efémera das exportações no Japão

A Crédito y Caución prevê que o crescimento do PIB do Japão abrande de 1,6%, em 2022, para 0,9%, em 2023. Isto representa uma revisão em baixa de 1,5 pontos percentuais, em relação às previsões realizadas há seis meses, mas manter-se-á em terreno positivo.

A seguradora de crédito prevê que a evolução das exportações melhore, nos próximos meses, devido à desvalorização da moeda e ao atenuar das perturbações na cadeia de fornecimento da indústria automóvel. Contudo, esta melhoria será efémera, já que o enfraquecimento da procura externa resultante do abrandamento da economia mundial irá travar a recuperação.

De acordo com as previsões divulgadas pela Crédito y Caución, o aumento da taxa de inflação e o corte nos rendimentos reais das famílias vão afetar o consumo nos próximos trimestres. O preço da energia é o principal fator que contribui para a subida dos preços na economia nipónica, mas também têm influência fatores como a desvalorização do yen e a evolução dos preços dos alimentos e dos bens duradouros. Embora a inflação tenha crescido substancialmente, continua a ser inferior à da maioria dos mercados avançados.

 

Investimento

A seguradora de crédito prevê que o crescimento do investimento no Japão alcance os 2,9%, em 2023. É provável que a manutenção de condições de financiamento favoráveis e o aumento das despesas com a digitalização e a automatização suportem o investimento privado. Ao mesmo tempo, o aumento dos preços dos insumos e a diminuição das margens comerciais vão limitar a dimensão da recuperação.

É esperado que a dívida pública alcance o seu máximo histórico, em 2022, com uma taxa de 246% do PIB. A Administração aprovou novas ajudas fiscais às famílias, com uma despesa de 3,5 mil milhões de yenes financiados pelo fundo de reserva. Devido ao aumento da despesa fiscal, prevê-se que o défice público feche o ano de 2022 nos 7,2% do PIB, embora seja provável que, em 2023, haja uma ligeira melhoria até chegar aos 5,4%.

MOBI.E

MOBI.E inaugura novo hub de carregamento em Matosinhos

PepsiCo

PepsiCo escolhe Portugal para o seu primeiro biodigestor no sul da Europa