A Quinta de Chocapalha, situada em Alenquer, acaba de apresentar as duas novas colheitas dos vinhos CH by Chocapalha branco 2017 e CH by Chocapalha Tinto 2016.
As novas colheitas destes monocastas 100% nacionais são feitas a partir de vinhas replantadas por Alice e Paulo Tavares da Silva há mais de 30 anos e as suas características únicas são fruto do terroir e microclima da Quinta de Chocapalha.
Estes dois monocastas de Arinto e Touriga Nacional nascem de um tributo à matriarca da família, Alice Tavares da Silva. A Quinta de Chocapalha é um projeto familiar e uma prova de amor do casal Alice e Paulo Tavares da Silva e as três filhas, Sofia, Andrea e Sandra, enóloga responsável pelos vinhos de Chocapalha.
A terceira colheita do CH by Chocapalha branco 2017 apresenta-se com um aroma fino e elegante, onde se destacam notas cítricas e minerais, revelando na boca “uma excelente acidez, boa textura e final longo“. A casta Arinto foi eleita pela frescura, pureza e forte carácter, características que vêm potenciadas no microclima da Quinta de Chocapalha.
O CH by Chocapalha Tinto 2016, proveniente de uma vinha com 30 anos de idade, foi o primeiro da gama a reforçar a aposta em castas 100% nacionais, sendo ele feito de Touriga Nacional, lançado em 2008. Este tinto apresenta uma cor intensa de tonalidade violeta com boa concentração do nariz. O seu aroma é fresco, com notas de fruta vermelha madura e algumas notas florais. Na boca, apresenta “uma boa estrutura com taninos maduros e um final rico, longo e complexo“.
As colheitas anteriores destes dois vinhos receberam um grande destaque nas pontuações atribuídas pelo crítico Mark Squires, da revista norte-americana Wine Advocate de Robert Parker. O CH by Chocapalha Tinto 2015 teve 94 pontos e o CH by Chocapalha Branco 2016 foi distinguido com 91 pontos.
O CH by Chocapalha Tinto 2016 apresenta um PVP recomendado de 29 euros e o CH by Chocapalha Branco 2017 tem um PVP recomendado de 22 euros.