Nos últimos seis meses, o número de produtos comprados pelos portugueses na Mercadona já tinha duplicado, mesmo antes de a insígnia ter aberto as suas primeiras lojas em Portugal, indica uma análise da Kantar.
Ainda assim, a chegada do retalhista espanhol à zona do Grande Porto fez com que cerca de oito em cada 10 dos seus atuais compradores portugueses sejam completamente novos para a insígnia.
A abertura de quatro lojas na zona norte de Portugal começa já a evidenciar uma dinamização geográfica das compras portuguesas. Se, anteriormente, metade das compras eram feitas pelos residentes do distrito de Faro e Portalegre, que se deslocavam a Espanha, nestas quatro primeiras semanas de Mercadona em Portugal, mais de 70% das compras do retalhista já passaram a ser feitas no distrito do Porto;
Sendo o principal impulsionador de compra nas lojas portuguesas, os frescos foram também na Mercadona os produtos mais comprados nestas primeiras visitas, sobretudo o pão, as frutas, os legumes, mas também carne e peixe fresco. Porém, comparando com o padrão de compra mais comum dos portugueses, encontra-se nestas cestas uma presença acima de média de produtos de higiene, beleza e limpeza caseira, tais como desodorizantes e guardanapos de papel.