in

Mercadona mantém hegemonia no sector da distribuição espanhola com 25,5% de quota

A Mercadona mantém-se na primeira posição do sector da distribuição em Espanha, tendo fechado 2019 com uma quota de 25,5%, mais 0,6 pontos que no ano anterior.

De acordo com os dados da Kantar, um em cada quatro euros que os espanhóis investem em produtos de grande consumo é direcionado para a Mercadona e nove em cada 10 lares comprou, pelo menos, um produto na insígnia no ano passado.

A Mercadona é seguida pelo Carrefour, com uma quota de 8,7%, mais 0,3 pontos que em 2018, ganhos graças ao reforço de secções como o pronto a comer e à aposta nos produtos biológicos e para vegetarianos e nos formatos de proximidade.

O Grupo DIA manteve-se na terceira posição, apesar de ter cedido 1,1 pontos de quota de mercado, ficando-se nos 6,4%. Viu, assim, a aproximação do Lidl, com uma quota de 5,6%, mais 0,7 pontos que em 2018. Em 2019, a insígnia alemã registou o seu maior crescimento em Espanha dos últimos cinco anos.

A Eroski, na quinta posição, perdeu 0,4 pontos em 2019, alcançando os 4,9% de quota, ao passo que a Auchan travou as quedas e atingiu 3,5% do mercado.

Publicidade

Publicidade

Dois Corvos lança cerveja inspirada no pastel de nata

Philips vai desinvestir dos pequenos domésticos