in

Procura por serviços para animais de estimação cresceu 41%, mas oferta é escassa

serviços
Foto Shutterstock

A procura por serviços para cães e gatos cresceu 41%, em 2022, face ao ano anterior, com os serviços de hotel para animais a perfazerem a maioria dos pedidos (55%), seguidos do treino de cães (26%) e pet sitting/pet walking (12%), revela uma análise da app de contratação de serviços Fixando.

Apesar da influência da sazonalidade na procura pelos serviços de hotel para animais e pet sitting/pet walking, com os meses de verão a registarem a maior afluência, em 2022, também dezembro registou uma grande procura por parte dos donos, com um crescimento na ordem dos 54%, comparativamente a dezembro de 2021.

Apesar do aumento na procura, a oferta disponível não conseguiu acompanhar esta tendência e a maioria dos donos teve dificuldades em encontrar um especialista para cuidar dos seus animais: na Fixando, 82% dos pedidos de serviços para animais ficou sem resposta.

Esta escassez de oferta nos serviços para animais contribuiu para um aumento do preço médio praticado na área, passando de 16 euros a hora, em 2021, para 18 euros a hora, em 2022. Os serviços de treino para cães sofreram um aumento de 17 euros a hora para 20 euros a hora e pet sitting/pet walking de sete euros a hora para nove euros a hora. Apenas os hotéis e creches para animais mantiveram os mesmos preços, com valores médios de 25 euros por dia em hotéis e 15 euros por dia em creches.

 

Meses de férias

Segundo a mesma análise, a concentração da procura nos meses de férias, aliada à falta de especialistas para tomar conta dos animais, levou a que mais de nove mil donos não conseguissem encontrar um local ou alguém com quem deixar o seu animal de estimação, no ano passado.

Com a procura por estes serviços a aumentar todos os anos, particularmente nas grandes cidades, a escassez de pet sitters, pet walkers e hotéis para animais é preocupante, principalmente num contexto que, em muitos casos, leva a que os animais sejam abandonados ou entregues em canis. “O maior risco da falta de oferta deste sector é mesmo o abandono animal. Infelizmente, todo os anos há famílias que abandonam animais de estimação durante o verão”, alerta Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.

Até ao final deste ano, a Fixando estima que mais 18 mil donos precisem de recorrer a um especialista para cuidar do seu animal durante a sua ausência, dos quais 15 mil terão dificuldades em contratar alguém. bDe forma a dar resposta a esta procura urgente por pet sitters e pet walkers, a Fixando quer angariar, pelo menos, mil cuidadores de animais de estimação em todo o país.

Em agosto do ano passado, a plataforma lançou uma campanha online para colmatar as dificuldades dos donos em encontrar um local para deixar os seus animais de estimação durante o período de férias, com o mesmo objetivo de angariar pessoas disponíveis para prestar serviços na área do pet sitting.

 

Pet sitters

Desde visitas diárias para cuidar dos animais durante uma ausência mais prolongada, a pedidos de donos de cães que passam o dia foram e querem uma ajuda extra para passear o seu animal de estimação, muitos são os pedidos que a Fixando tem recebido para cuidar de animais.

Alice Nunes explica que há cada vez mais famílias que preferem deixar os seus animais de estimação com cuidadores particulares, ao invés de hotéis para animais, para que tenham um tratamento mais familiar e personalizado.

Para ser cuidador de animais (pet sitter, pet walker ou hospedar animais), a Fixando avisa que é importante ter sentido de responsabilidade, disponibilidade para se deslocar a casa dos donos ou levar os animais à rua e gosto pelos animais.

Tratando-se, em muitos casos, de serviços que ocupam uma a duas horqas por dia, é um extra fácil de conciliar com um trabalho a tempo inteiro ou com os estudos.

 

Fixando estima atingir 2 milhões de euros transacionados

Dependendo do tempo disponível para investir, da sua zona de residência e da época do ano, um cuidador de animais, mesmo com pouca experiência, pode ganhar cerca de sete euros a hora a passear animais.

Segundo a análise da Fixando, um pet sitter que cobre 10 euros a hora e tome conta de dois animais por semana (duas horas diárias, sem contar com fins de semana), consegue um rendimento extra de 420 euros por mês. Alguém que se dedique inteiramente a estes serviços, pode atingir os 1.400 euros por mês.

Para 2023, segundo as nossas previsões, e considerando o aumento dos preços praticados nestes serviços, estimamos ultrapassar os dois milhões de euros transacionados em serviços para animais”, revela Alice Nunes.

Getir

Getir fecha parceria com REFOOD para apoiar mais de 1.000 pessoas necessitadas

entregas ao domicílio

Entregas ao domicílio: reclamações sobem 57%