in

Prime Day faz disparar reclamações contra a Amazon

32% do número de queixas referem-se ao evento promocional

O evento promocional Prime Day da Amazon, que decorreu entre os dias 10 e 11 de outubro, motivou 32% das reclamações registadas no Portal da Queixa, este mês, contra o marketplace internacional.

Desde o início do ano, a plataforma recebeu quase 200 ocorrências dirigidas à Amazon, um crescimento de 49,6% em relação ao mesmo período do ano anterior., um número que apresenta um aumento de 49,6% em relação ao período homólogo de 2022, onde se contabilizaram 127 queixas.

Este mês de outubro – altura em que se realizou o evento Amazon Prime Day -, os consumidores portugueses dirigiram 37 reclamações ao marketplace. A análise revela que o número de queixas registadas nos dois dias do evento (10 e 11 de outubro), supera a média do mês. “É possível que, na próxima semana, haja um aumento das queixas na plataforma relacionadas com o evento Prime Day da Amazon, visto que poderão surgir problemas com as entregas dos produtos adquiridos nos dois dias de promoções”, salienta fonte do Portal da Queixa.

 

Prime Day

O primeiro Prime Day deste ano, decorreu nos dias 11 e 12 de julho, tendo sido registadas 208 queixas contra a Amazon durante esse mês, observando-se um crescimento de 184,9% do número de reclamações, em relação ao mês anterior. As ocorrências reportadas, em julho, sobre a Amazon tiveram como principais causas problemas com a entrega da encomenda, reembolso não recebido e dificuldades com a devolução.

Os dados analisados revelam que os meses de julho, agosto e setembro estão acima da média do ano, no que diz respeito ao registo de reclamações sobre a Amazon.

A análise do Portal da Queixa aferiu ainda que, entre as entidades logísticas mais reclamadas, devido a problemas com as entregas da Amazon, está a Paak, a absorver 44,2% das queixas. Segue-se os CTT Expresso, com 19,5% das reclamações e, em terceiro lugar, os Correos Express Portugal, a acolherem 15,1%. No geral, o principal motivo de reclamação dos consumidores refere-se à entrega não realizada/atrasada, a gerar cerca de 70% das queixas deste ano na categoria de Correios, Transportes e Logística’

Na sua categoria – marketplaces internacionais -, a Amazon ocupa o terceiro lugar das marcas mais reclamadas, sendo superada pela Shein e pelo AliExpress.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Adega de Monção

Adega de Monção celebra 65 anos de crescimento

Entre numa nova era automóvel: conheça a Carby