in ,

Prateleiras do Reino Unido podem ficar vazias sem um bom acordo pós-Brexit

As prateleiras em todo o Reino Unido podem ser deixadas vazias se o governo não emitir investimentos adicionais para garantir um acordo aduaneiro com a UE.

Num relatório, o British Retail Consortium (BRC) alertou que, sem uma maior reconvenção das complexidades do comércio com a UE, a disponibilidade de produtos de qualidade acessíveis no Reino Unido poderia despencar.

O relatório destaca dois pontos-chave que podem significar que bens como alimentos, que precisam ser transportados rapidamente, podem ser mantidos na alfândega nos portos por dois a três dias deixando prateleiras vazias.

A primeira é a necessidade de investimentos significativos em portos, estradas e infraestrutura na preparação do dia Brexit em 2019.

O segundo é o estabelecimento de novos acordos que evitam cobranças administrativas adicionais, potencialmente atrasando a importação.

Um acordo forte na alfândega é absolutamente essencial para oferecer um Brexit justo para os consumidores“, disse o presidente-executivo da BRC, Helen Dickinson.

Embora o governo tenha reconhecido a necessidade de evitar uma falésia após o dia de Brexit, uma união aduaneira em si não resolverá o problema dos atrasos nos portos. Então, para garantir que as cadeias de abastecimento não sejam interrompidas e os bens continuem a chegar às prateleiras, serão necessários acordos de segurança, trânsito, transporte, motoristas, IVA e outras verificações para preparar sistemas para março de 2019“.

Alimentação orgânica está enraizada na Europa

Target aposta em formato de pequena dimensão