Grupo de pessoas reúne-se para jantar à luz de velas, enquanto um homem serve uma sobremesa

Portugueses estão entre os europeus que mais recebem em casa

45% dos portugueses associam receber em casa a felicidade e 32% dizem que receberiam mais pessoas em casa se tivessem mais tempo

Portugal é o terceiro país europeu, entre os 11 mercados analisados, onde mais pessoas recebem amigos ou familiares em casa pelo menos uma vez por mês, com 57,3%. Os dados fazem parte de um novo estudo europeu da AEG, divulgado no âmbito de The Art of Hosting, iniciativa que a marca apresenta entre 4 e 8 de setembro na IFA 2026, em Berlim, e que explora a forma como os hábitos e expetativas associados a receber em casa estão a mudar.

“Receber é criar ligações e partilhar experiências, mas o nosso estudo mostra que muitos europeus continuam a sentir pressão para que tudo seja ‘perfeito’. Ao mesmo tempo, os dados mostram-nos que os melhores anfitriões fazem as coisas à sua maneira”, afirma Elisenda Picola Brau, VP de Marketing e Sustentabilidade EMEA na Electrolux Group.

Em Portugal, 45% dos inquiridos dizem sentir-se felizes perante a possibilidade de receber família e amigos em casa. A percentagem sobe para 50% entre a Geração Z e desce para 36% entre os 55 e os 64 anos. O país regista o segundo valor mais elevado de felicidade entre os mercados analisados e o nível mais baixo de stress associado a receber: 16%, face a uma média europeia de 24%.

Esta evolução acompanha uma tendência identificada a nível europeu: sete em cada dez europeus consideram que os melhores anfitriões fazem as coisas à sua maneira. Em Portugal, 73,3% concordam com a afirmação, o terceiro valor mais elevado entre os 11 países estudados.

Tempo, custo e espaço são os principais obstáculos

Apesar da predisposição positiva, existem obstáculos concretos que impedem os portugueses de receber amigos e família com maior frequência. 32% afirmam que convidariam mais pessoas para casa se tivessem mais tempo, enquanto 25% apontam o custo associado a receber e 17% a falta de espaço.

Para 69% dos portugueses, o mais importante quando recebem em casa é garantir que os convidados se sentem confortáveis e bem acolhidos, 36% preferem encontros mais pequenos e íntimos e a mesma percentagem afirma ter em consideração as preferências dos convidados quando prepara o menu.

Os portugueses destacam-se ainda pela sua preocupação em manter tudo organizado enquanto recebem convidados: 45% dizem preferir arrumar e limpar ao longo do evento, o valor mais elevado entre os países analisados.

O estudo revela que 27% dos portugueses consideram útil recorrer à Inteligência Artificial para adaptar receitas aos ingredientes que já têm disponíveis em casa. A nível europeu, 65% dos consumidores estão disponíveis para receber ajuda da IA em pelo menos uma tarefa relacionada com a preparação de refeições, percentagem que sobe para 79% entre a Geração Z e 75% dos Millennials.

AEG leva “The Art of Hosting” à IFA 2026

A iniciativa “The Art of Hosting” será apresentada pela AEG na IFA 2026, em Berlim, entre 4 e 8 de setembro. A iniciativa reúne chefs e criadores de diferentes países europeus para reinterpretar momentos familiares através da gastronomia, arte, moda e design.

Portugal estará também representado nesta programação por Sofia Manuel, criadora de conteúdos conhecida como “A Tripeirinha”, que participa, no dia 7 de setembro, entre as 12h00 e as 12h30, na sessão The Art of Hosting x Staycation, ao lado do chef grego Akis Petretzikis.

Neste encontro, Akis Petretzikis irá criar uma experiência gastronómica de inspiração grega e mediterrânica, enquanto Sofia Manuel contribuirá para o conceito visual da experiência através da utilização de ervas aromáticas, elementos naturais, terracota e linho, criando uma ligação entre os ingredientes, a mesa e o momento de receber.

Publicidade

Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Siga-nos em sidebar-1