in ,

Percentagem de empregadores que querem contratar ultrapassa a de profissionais que pretendem mudar de emprego

A Hays apresenta o seu Guia do Mercado Laboral 2017, uma análise detalhada das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal, com base em inquéritos realizados junto de mais de 840 empregadores e cerca de 2.600 profissionais.

De acordo com a edição deste ano, e pela primeira vez desde que são efetuados estes inquéritos, a percentagem de empregadores que querem contratar (73%) ultrapassou a de profissionais que pretendem mudar de emprego (71%).

Só no ano passado, 53% dos profissionais qualificados recusaram ofertas de emprego, um aumento de seis pontos percentuais comparativamente a 2015. 79% das empresas revelam já dificuldades em recrutar talento, sendo que mais de metade destas empresas tiveram de optar por contratar pessoas pouco adequadas às suas necessidades. Em 22% dos casos, esta dificuldade levou mesmo a algum tipo de quebra nos resultados do negócio.

“Nunca o interesse dos candidatos em mudar de emprego se apresentou em níveis tão baixos como o deste ano. É a primeira vez que a percentagem de empregadores a querer recrutar ultrapassa a de profissionais interessados em conhecer novos projetos”,
afirma Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal. “As consequências desta tendência serão imprevisíveis e caberá às empresas prepararem-se estrategicamente para um possível cenário de escassez de profissionais qualificados”, acrescenta.

S21sec identifica nova família de malware direcionada a ATM’s

IKEA apresenta nova plataforma online