in

OMC assume que as previsões de crescimento do comércio não serão cumpridas

Foto Shutterstock

A desaceleração das economias e a tendência para o protecionismo e a fragmentação tornarão impossível cumprir as previsões de crescimento comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse a sua diretora geral, Ngozi Okonjo-Iweala.

“Estimámos um crescimento do volume de comércio de 0,8% para 2023, mas acreditamos que, inegavelmente, o desempenho será mais fraco”, referiu, acrescentando que a OMC ainda está a rever a sua previsão e também espera que a evolução do comércio fique abaixo dos 3,3% previstos para este ano.

 

Cooperação comercial necessária

Apesar do agravamento da situação, a responsável máxima da OMC tem defendido a resiliência do comércio global de bens, que se encontra em níveis recorde, um sinal de que o sistema comercial multilateral apoiado pela organização está a funcionar. Mas, apesar da resiliência demonstrada, Ngozi Okonjo-Iweala alertou que este não é o momento para complacência, uma vez que o sistema de negociação aberto, bem como as instituições financeiras, estão a ser questionados. “No entanto, a cooperação comercial é vital. Se não a tivéssemos, seria muito difícil para algumas partes do mundo adaptarem-se. Se fragmentarmos, será muito dispendioso para o mundo, tanto para os países desenvolvidos como para os países em desenvolvimento”, alertou.

A diretora geral da OMC apelou a que se evite a fragmentação. “Precisamos de reparar o sistema comercial multilateral e reformá-lo, adequar-se ao seu propósito, que é o que estamos a fazer, mas não vamos considerá-lo um dado adquirido”.

Siga-nos no:

Google News logo

The Body Shop

The Body Shop vai encerrar 75 lojas no Reino Unido

Falua Empresa do Ano 2023

Falua eleita Empresa do Ano 2023