Comércio mundial
Foto Shutterstock
in

OMC confirma enfraquecimento do comércio mundial

O mais recente Barómetro do Comércio de Mercadorias, publicado no final de novembro, confirma que o crescimento do comércio está a enfraquecer, nos últimos meses de 2022, e espera que se mantenha assim, no início de 2023, uma vez que a economia global continua a enfrentar fortes ventos contrários.

O valor atual de 96,2 é inferior ao índice de referência e ao indicador anterior de 100, refletindo a contração da procura de bens transacionados.

 

Queda

A queda do barómetro de mercadorias é consistente com a previsão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 5 de outubro, que antecipava um crescimento do volume de negócios de bens de 3,5% em 2022 e de 1% em 2023, devido a vários choques, incluindo a guerra na Ucrânia, os elevados preços da energia e a mudança cambial. O comércio de mercadorias registou um aumento homólogo de 4,7%, no segundo trimestre, depois de ter crescido 4,8%, no primeiro.

O índice do barómetro foi ponderado por leituras negativas nos subíndices que representam as encomendas de exportação (91,7), o transporte aéreo (93,3) e os componentes eletrónicos (91,0). Em conjunto, estes sugerem o arrefecimento da confiança das empresas e a menor procura global de importações.

Microphyt

L’Oréal acelera em ciências verdes com a aquisição de uma participação minoritária na Microphyt

Bimbo

Bimbo junta-se a Maria Botelho Moniz e lança websérie Le Chef Bimbo