in

Noruega é o país mais “verde” da Europa

Tem a segunda maior quota de energias renováveis

Foto Shutterstock

Um novo estudo da especialista em energia solar Hemsol revela que a Noruega é o país mais “verde” da Europa. Portugal figura no 25.º lugar.

O estudo utilizou dados da Agência Europeia do Ambiente, do Projeto Odyssee-Mure e do Instituto de Energia para criar um índice com fatores como a quota de energias renováveis, taxas de reciclagem, emissões de dióxido de carbono, entre outros aspetos, para apurar qual o país europeu que pode ser considerado o mais amigo do ambiente.

A Noruega assume a liderança graças à elevada quota de energias renováveis registada em 2022, apesar de ter elevadas emissões de dióxido de carbono per capita e grandes quantidades de área agrícola. O país está entre os que assinaram o Acordo de Paris, em 2016, e pretende atingir emissões líquidas zero de dióxido de carbono entre 2045 e 2055, reduzindo simultaneamente as emissões de outros gases de efeito estufa para quase zero no mesmo período.

Mas o compromisso do governo norueguês com a sustentabilidade não se limita ao seu próprio país. De facto, existe um compromisso internacional para garantir que muitos países em desenvolvimento possam aceder a energia limpa e renovável através de parceiros bilaterais e multilaterais, bem como a promessa de até três mil milhões de coroas norueguesas por ano para ajudar a salvar as florestas tropicais do mundo, melhorando simultaneamente os meios de subsistência daqueles que vivem dentro ou perto destas e delas dependem.

 

Top 5

Em segundo lugar na lista está a Áustria, que registou a maior percentagem de tráfego de passageiros nos transportes públicos na Europa, uma vez que os seus cidadãos estão a decidir ser mais ecológicos ao não utilizarem tanto os seus automóveis. Também signatária do Acordo de Paris, a Áustria tem a segunda maior pontuação na taxa de reciclagem, mas é sexta em termos de emissões de dióxido de carbono.

A Finlândia vem em terceiro lugar, cujo governo promulgou recentemente uma nova Lei do Clima, em vigor a desde 1 de julho de 2022. Esta lei estabelece objetivos revistos de redução das emissões para 2030 e 2050, enquanto atualiza o objetivo para 2050. As metas especificadas incluem uma redução de 60% até 2030, 80% até 2040 e uma meta de 90%, com a aspiração de 95%, até 2050, todas medidas em relação aos níveis de 1990. De acordo com as disposições da nova lei, a Finlândia está mandatada para atingir a neutralidade carbónica até 2035.

Mais abaixo na lista, a Islândia ocupa o quarto lugar com uma das mais baixas taxas de emissões de dióxido de carbono no top 10 e a maior taxa de quota de energias renováveis de toda a Europa. A Islândia tem como objetivo a neutralidade carbónica antes de 2040 e uma redução de 40% nas emissões de gases com efeito de estufa até 2030, em alinhamento com o Acordo de Paris. Para concretizar estes objetivos, a Islândia conta com o seu principal instrumento político, um plano de ação climática atualizado em 2020, que define 48 ações específicas para reduzir as emissões e atingir a neutralidade carbónica.

O top cinco fecha com a Suécia, que tem uma elevada taxa de área florestal e a segunda melhor quota de utilização de energias renováveis. A Suécia fixou o objetivo de eliminar as emissões líquidas de gases com efeito de estufa para a atmosfera até 2045, o mais tardar. Para atingir este objetivo, uma resolução estipula que as emissões de gases com efeito de estufa da Suécia devem registar uma redução mínima de 85% até 2045, em comparação com os níveis observados em 1990.

 

Top 10 países mais verdes da Europa

Posição

País

Pontuação/100

1 Noruega 73,30
2 Áustria 68,89
3 Finlândia 62,31
4 Islândia 62,13
5 Suécia 62,05
6 Estónia 54,66
7 Alemanha 52,06
8 Luxembourg 51,83
9 Suíça 51,75
10 Eslovénia 51.63

 

William Bergmark, fundador da Hemsol, considera que “é interessante ver como seis dos países no top 10 são do norte da Europa e como todos os países escandinavos figuram entre os cinco primeiros. Esta é uma prova do seu compromisso com a causa ambiental mais do que quaisquer outros países na Europa e pode ser visto tanto nos dados como nos regulamentos práticos que implementaram tanto a nível interno como com que se comprometeram a ajudar a nível internacional”.

Siga-nos no:

Google News logo

Mousline puré de batata

JMD assegura distribuição da Mousline em Portugal

Hama Smartwatch 8900

Hama lança o relógio smartwatch 8900