in

No Natal, a geração Z quer experiências no sapatinho

Natal presentes
Foto Shutterstock

Dados do último estudo feito pela Mastercard junto da Geração Z, mostram que, neste Natal, o sapatinho até os pode surpreender com uns gadgets de última geração ou acessórios de moda de marca. Mas, na verdade, o que a Geração Z quer mesmo de receber este Natal são experiências, ao invés de coisas.

Isto, porque para muitos jovens portugueses e europeus, os melhores presentes não são os que vêm em caixas, mas sim os que ficam na memória. Segundo o estudo, mais de metade (52%) dos jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos estão a aumentar os seus gastos em experiências este ano, mais do que qualquer outro grupo etário em Portugal.

As experiências que estão a gerar maior interesse na geração Z são visitar um novo destino (60%), ver uma apresentação ao vivo de seu artista favorito (54%), ir a um restaurante dos seus sonhos (37%) ou ficar num hotel único ou mundialmente famoso (43%).

Entre as várias razões para a Geração Z estar a investir mais em experiências encontramos motivos como “vale sempre a pena” (81%), as memórias que as experiências deixam (45%) e o facto de as experiências partilhadas com os outros serem profundamente enriquecedoras (38%).

A época festiva que se aproxima, é o momento perfeito para os portugueses planearem os presentes que realmente podem trazer alegria, especialmente aos adolescentes e jovens adultos“, sugere Beatrice Cornacchia, vice-presidente executiva de Marketing e Comunicações para Ásia-Pacífico, Médio-Oriente e África e Europa da Mastercard. “As experiências são presentes que a Geração Z vai apreciar muito e ao contrário das coisas, as experiências são um incentivo e uma oportunidade de partilha de momentos especiais com amigos e familiares. Na Mastercard, orgulhamo-nos de proporcionar experiências priceless que ligam as pessoas ao que elas realmente gostam e são uma forma de criar boas memórias que perduram por toda a vida“.

 

Geração Z procura experiências com dimensão e mais íntimas

Segundo os dados do estudo da Mastercard, as gerações mais jovens procuram experiências locais com alguma dimensão e mais íntimas: Por exemplo, 75% dos respondentes da geração Z são atraídos para concertos de músicos mundialmente famosos em grandes arenas, enquanto 52% encontram igual alegria em espetáculos mais pequenos, de artistas independentes locais. Da mesma forma, 51% apreciam um cocktail num bar sofisticado, enquanto 73% prefere jantar num restaurante familiar. Viagens e turismo são as experiências mais procuradas entre a geração Z, com 60% a manifestarem interesse em investirem mais nesta categoria. Um terço dos Gen Z expressaram mesmo a intenção de reviver mais experiências em diferentes cenários ou locais.

Os jovens, em particular, estão dispostos a gastar mais em experiências que envolvam viagens. Os millennials e a geração Z (42% e 50%, respetivamente) disseram que viajariam para uma experiência pela qual são apaixonados, sendo que 24% dos jovens dos 18 aos 24 anos decidem as suas viagens a partir das redes sociais. Depois das viagens, os eventos de música ao vivo ocupam o segundo lugar, com 55%, enquanto as experiências em famílias e parques temáticos surgem em terceiro lugar, com 39%.

Seja a explorar novos lugares, a participar em espetáculos ao vivo ou a desfrutar de um jantar especial, a Geração Z quer presentes que tragam aventura, ligações e memórias duradouras. Uma realidade que oferece novas perspetivas para o planeamento dos presentes necessários para a épocas festiva de que se avizinha.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Retail Mind retail parks

Retail Mind desenvolve quatro novos retail parks em Portugal até 2027

Buy Now Pay Later

Número de encomendas com recurso ao Buy Now Pay Later quase duplicou nesta Black Friday