in ,

Nestlé aposta no segmento de café com a compra a Blue Bottle

A Nestlé comprou uma participação maioritária na Blue Bottle Coffee, fazendo uma incursão no segmento das cafetarias.

A dona da Nescafé e da Nespresso anunciou a compra de uma participação de 68% nesta empresa, sem divulgar os termos financeiros. Contudo, segundo uma fonte próxima citada pela Reuters, o preço foi de cerca de 425 milhões de dólares.

Tal como aconteceu com a recente compra da Sweet Earth, com este negócio, a multinacional suíça chega a um perfil de consumidores mais exigentes, que estão a afastar-se das marcas mais massificadas. Esta é a quarta aquisição efetuada sob a égide de Mark Schneider.

A empresa também está a vender o seu negócio de confeitaria nos Estados Unidos da América, que inclui marcas como a Baby Ruth e a Butterfinger, pois procura transformar-se numa empresa de nutrição, saúde e bem-estar.

O mercado norte-americano de bebidas à base de café está avaliado em 2,9 mil milhões de dólares, de acordo com a Euromonitor International, que prevê que atinja os 4,4 mil milhões de dólares em 2021. Este negócio ocorre num momento de consolidação da chamada terceira onda do sector de café nos Estados Unidos, mercado que atende principalmente os clientes jovens e urbanos que cresceram com a Starbucks, mas que progrediram para bebidas mais premium. 

A Blue Bottle é conhecida pelos seus cafés de estilo minimalista na área da Baía de São Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Tóquio. Espera ter 55 locais até o final de 2017, acima dos 29 do ano passado. A insígnia arrecadou quase 121 milhões de dólares em fundos de investimento.

A Nestlé disse que a Blue Bottle continuará a operar como uma entidade autónoma e a administração atual e os funcionários manteriam uma participação minoritária na empresa.

Publicidade

Governo português declara guerra ao açúcar e sal nas bolachas Maria

JD.com forma joint-venture para a área do e-commerce com grupo tailandês