A Nespresso lança, hoje, o Cafecito de Puerto Rico, o seu primeiro café porto-riquenho do programa exclusivo Reviving Origins, que visa restaurar a produção de café em regiões que estão sob ameaça. A Nespresso está a investir um total de 10 milhões de francos suíços (9,3 milhões de euros) no programa Reviving Origins ao longo de um período de cinco anos (2019-2023).
A marca tem trabalhado com a Federação Hispânica, TechnoServe sem fins lucrativos e com produtores de café em Porto Rico, desde 2018, para ajudar a revitalizar a sua indústria de café. O lançamento do café acontece apenas três anos depois dos furacões Maria e Irma terem devastado mais de 80% dos cafeeiros de Porto Rico.
1.300 agricultores apoiados até 2022
Atualmente, a Nespresso está a trabalhar com mais de 450 agricultores em Porto Rico, oferecendo formação gratuita em práticas sustentáveis de café e apoio local para melhorar a qualidade e quantidade do seu café, enquanto aumenta o seu rendimento.
O objetivo será apoiar 1.300 agricultores até 2022. A Nespresso comprometeu-se em investir 1 milhão de francos suíços (cerca de 930 mil euros) como parte de uma iniciativa de três anos para ajudar a revitalizar a indústria de café de Porto Rico.
“Os agricultores deste programa já estão a fazer um progresso incrível, aplicando os métodos que ajudaram os cafeicultores em todo o mundo a melhorar o seu café, a sua renda e as suas vidas”, referiu William Warshauer, presidente e CEO da TechnoServe. “É um privilégio trabalhar com a Nespresso e com estes agricultores dedicados para reconstruir esta parte crítica da economia e cultura porto-riquenha, para ser ainda melhor do que antes”.
Zuleyka Lugo, agricultora de café e instrutora AAA de Porto Rico, sublinhou: “Aprender juntos melhora a forma como produzimos café, mas, mais importante ainda, cria comunidade”.