in ,

Mercado ibérico impulsiona vendas internacionais da Fnac

As vendas da Fnac cresceram 0,6% no terceiro trimestre, em valores constantes, para os 860 milhões de euros, com o mercado ibérico a impulsionar as vendas internacionais, que cresceram 0,7%.

Na Península Ibérica, a faturação da Fnac aumentou 2,3% face ao terceiro trimestre de 2014, totalizando os 151 milhões de euros. Desempenho que contrasta com o do primeiro semestre, quando as vendas tinham caído 0,7%. Porém, apesar das tendências de consumo confirmarem a melhoria em Espanha, permanecem negativas em Portugal e a intensidade concorrencial mantém-se forte em ambos os países. Numa base “like for like”, as vendas do terceiro trimestre caíram 1,2%.

Em França, o seu mercado doméstico, a Fnac vendeu mais 0,6% que no período homólogo, amealhando 613 milhões de euros, ao passo que no Brasil o desempenho foi negativo com o volume de negócios a contrair 27,6% em valores absolutos e 2,9% em valores constantes.

Neste período, a Fnac prosseguiu com a dinâmica favorável das vendas pela Internet, nomeadamente ao nível do desenvolvimento sustentado dos “marketplaces” e da forte progressão das vendas omnicanais, que representaram 47,4% das transações feitas no Fnac.com. O seu peso aumentou, também, significativamente ao nível internacional, suportado pelo desenvolvimento de novas funcionalidades, desde o início do ano, nomeadamente as opções de “click & mag” no mercado ibérico.

Outro destaque, pela positiva, vai para as vendas das novas famílias de produtos, que aumentaram a sua representatividade no conjunto das vendas do terceiro trimestre para 15,7%, assim como para os novos formatos de loja, designadamente no eixo da proximidade. Neste quarto trimestre, a Fnac abrirá em França duas lojas, em regime de franchising, no conceito de “travel retail” e três de proximidade, uma das quais uma conversão de um espaço no Intermarché numa loja própria. Em Espanha, abrirá a primeira loja de proximidade em franchising, em Pamplona, no final de novembro

A Fnac abrirá, também, as suas duas primeiras lojas na África subsariana, na Costa do Marfim, em dezembro e fevereiro de 2016. Aberturas concretizadas igualmente em regime de franchising, numa parceria com o Grupo Prosuma, e que vêm reforçar a estratégia de expansão da Fnac numa região com um forte potencial de desenvolvimento.

Adega de Borba lança Pack Gourmet de Azeite e Vinho

SEQR disponível em todos os terminais de pagamento com tecnologia NFC