in

Fnac Darty sustenta resultados apesar do encerramento de lojas

Foto StockPhotosArt/Shutterstock

A Fnac Darty conseguiu sustentar os resultados, em 2020, não obstante ter tido períodos com as lojas encerradas, no seguimento das medidas para conter a pandemia de Covid-19.

De acordo com os resultados preliminares, as vendas comparáveis totalizaram 7,49 mil milhões de euros, menos 0,6% que no ano anterior. Uma vez que as lojas físicas tiveram de encerrar, pelo menos, duas vezes, na maioria dos países, o CEO Enrique Martinez considera que este desempenho foi “muito bom”. No quarto trimestre, as vendas chegaram mesmo a crescer perto de 10% (9,6%).

 

E-commerce cresce 55%

O negócio de comércio eletrónico cresceu 55% e já representa 29% das vendas totais do grupo, que, em 2020, ganhou mais cinco milhões de novos compradores ativos.

O quarto trimestre foi particularmente positivo (70%), com um grande crescimento em períodos como o Black Friday e os dias que antecederam o Natal. O “click and collect” aumentou perto de 40%.

 

Mercado ibérico ainda penalizado

A crise pandémica afetou, contudo, as margens do grupo, que estima, em 2020, um lucro de 210 milhões de euros e uma margem bruta de 29,2%, menos 120 pontos base que no ano anterior.

Esta descida é atribuída ao menor tráfego nas lojas, que afetou, particularmente, os produtos editoriais, tendencialmente uma compra de impulso, e à quebra na venda de bilhetes para espetáculos.

Existe, contudo, uma grande diferença de desempenho entre os vários mercados. As zonas de França-Suíça e de Bélgica-Luxemburgo viram as vendas comparáveis crescerem, respetivamente, 2% e 1%, enquanto Portugal e Espanha continuaram a ressentir-se das medidas de restrição para conter a pandemia e de um ambiente macroeconómico desfavorável. Nesse sentido, numa base comparável, as vendas caíram 11% e a Fnac Darty espera também uma recuperação mais lenta, em 2021.

Publicidade

El Corte Inglés

El Corte Inglés aposta em Portugal

CTT

CTT apoiam pequenos comerciantes em parceria com os municípios com oferta das entregas