Um novo estudo da Juniper Research, especialista em fintech e mercados de pagamentos, apurou que, até 2029, o valor das transações globais de comércio eletrónico chegará a 11,4 biliões de dólares, face aos sete biliões de dólares em 2024.
Este crescimento substancial de 63% será impulsionado pela adoção do comércio eletrónico nos mercados emergentes. Nessas regiões, os métodos de pagamento alternativos permitirão que muitos consumidores comprem online pela primeira vez. Estes métodos consistem em qualquer forma de transferir fundos sem o recurso a dinheiro e s cartão, como carteiras digitais e pagamentos de conta para conta.
Pagamentos mais inclusivos
A pesquisa prevê que, até 2029, 360 mil milhões de transações de comércio eletrónico serão feitas usando os métodos de pagamento alternativos, constituindo 69% das transações globais de e-commerce. À medida que estes métodos tornam os pagamentos de comércio eletrónico mais inclusivos, os consumidores sem conta bancária nos mercados emergentes mudarão os seus hábitos de compra online.
“As opções de pagamento alternativas cresceram substancialmente, com os volumes de transações a ultrapassar os dos cartões nos mercados emergentes. À medida que os comerciantes procuram atrair novos utilizadores e geografias, devem considerar oferecer estes métodos como uma estratégia-chave para o conseguir”, afirma Lorien Carter, autora da pesquisa.
Necessidade de adaptação
A pesquisa prevê que, à medida que os prestadores de serviços de pagamento oferecem mais métodos de pagamento alternativos, disponibilizar opções adequadas aos utilizadores finais no checkout será crucial para otimizar as taxas de conversão dos clientes. Estes prestadores devem maximizar a satisfação dos clientes, adaptando as opções à localização e à demografia dos consumidores individuais.