Pretty,,Young,Female,Choosing,A,Good,Book,To,Buy,In
Imagem Shutterstock
in ,

Mercado dos livros em Portugal cresceu, em 2021

O ano de 2021 mostrou-se otimista para o mercado dos livros. Os mais recentes dados apresentados pela GfK Portugal revelam um aumento significativo nas vendas de livros físicos em Portugal (16,6%), mas, ainda, aquém dos valores pré-pandemia.

Em Portugal, durante o ano de 2021, o preço médio dos livros também sofreu um ligeiro aumento, correspondente a 1,2%, sendo, atualmente, equivalente a 13,34 euros. Pode, assim, aferir-se que a evolução positiva das vendas foi acompanhada de um aumento moderado dos preços médios, na maioria dos países inquiridos, devido também, em parte, ao aumento geral do custo de vida.

Na maioria dos países analisados, incluindo Portugal, as categorias de livros que demonstraram uma variação excecional no crescimento das vendas globais foram as bandas desenhadas e as mangas, que apresentaram o maior nível de evolução: 72,7% e cerca de 100%, respetivamente.

 

Tópicos de leitura

Relativamente a tópicos de leitura, verifica-se que estes refletiram, ainda, o contexto de pandemia, destacando-se os guias e livros de não ficção sobre saúde, conselhos sobre temas relacionados à vida, psicologia e assuntos esotéricos, a maioria com desempenho acima da média.

Uma tendência também verificada foi o consumo de livros infantojuvenis que registaram um crescimento médio acima dos níveis do mercado dos livros no geral (21%). Paralelamente, o consumo de livros de YouTubers conquistou, igualmente, uma grande popularidade no ano de 2021, particularmente entre os públicos mais jovens.

 

Dinâmica europeia

Em relação aos países analisados, França foi o mercado que registou um maior aumento, obtendo uma variação de 21,2%, seguindo-se o Brasil, Espanha e Itália, que registaram taxas de crescimento de dois dígitos (18,8%, 16,3% e 14,75, respetivamente). Simultaneamente, apesar da variação positiva, alguns países mantiveram-se com uma evolução mais subtil, nomeadamente os Países Baixos (7,7%), Suíça (6,5%), a região belga de Flandres (4,9%) e a Alemanha (2,9%).

Esta análise da GfK é baseada em dados de vendas de livros físicos, durante o ano de 2021, na Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Suíça.

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Hikvision showroom Lisboa

Hikvision reforça posição em Portugal com a abertura dos seus novos escritórios em Lisboa

Mercadona

Mercadona abre em Guimarães a primeira das 10 lojas previstas para 2022