Oiça este artigo aqui:
Um novo inquérito conduzido pela Klarna vem revelar que o turismo com fins desportivos está a conquistar os portugueses, com 71% dos inquiridos a mostrar-se recetivo a viajar com o principal objetivo de realizar uma atividade física.
A tendência reflete uma mudança significativa nos hábitos de consumo e lazer, especialmente entre os mais jovens.
Segundo o estudo, que inquiriu um conjunto de mil portugueses entre os 18 e 65 anos, quase metade (48%) já reservou uma viagem centrada numa atividade específica, como caminhadas, ioga ou mergulho, e 23% afirma ter planos para o fazer num futuro próximo, demonstrando que o desporto e o bem-estar são fatores cada vez mais determinantes na escolha de destinos turísticos.
“O turismo desportivo reflete uma mudança clara nas prioridades dos consumidores portugueses, que valorizam cada vez mais experiências que promovem o bem-estar físico e emocional. Na Klarna, estamos comprometidos em apoiar esta evolução, através de soluções de pagamento flexíveis que tornam estas viagens mais acessíveis e alinhadas com os estilos de vida de hoje“, Alexandre Fernandes, country manager da Klarna em Portugal.
Millennials dominam no turismo desportivo
Viajar para relaxar ou para descobrir novas culturas continua a estar no topo, mas a mudança de atitude em relação a viagens desportivas é clara, com mais de metade dos inquiridos (55,2%) a dizer que hoje é mais provável embarcar numa viagem desportiva do que há três anos. Um valor que sobe para 59% entre os homens, mas também mais relevante entre os mais jovens: 35% dos jovens adultos (25-34) afirma ser muito mais provável.
A tendência masculina é, de facto, notória, com os dados a revelarem que os homens estão mais envolvidos neste tipo de turismo: 77% mostra abertura a viagens desportivas, sendo que, destes, 53% já participou em pelo menos uma e 24% planeia fazê-lo em breve. Entre as mulheres, 66% demonstra interesse nestas viagens, sendo que 43% já fez uma com este foco e 23% quer fazê-lo em breve.
Olhando para as gerações, é a faixa etária entre os 25 e os 34 anos que mais se faz ouvir, com mais de metade (59%) a afirmar que já fez este tipo de viagem e, entre os mais novos, quase um terço (32%) pretende fazer em breve. Também os jovens adultos entre os 35 e 44 anos aderem em força ao conceito (48%), enquanto os Boomers (consumidores com entre 55 e 65 anos) revelam preferência por viagens mais tradicionais — 42,1% não mostra qualquer interesse neste tipo de turismo desportivo.
Entre as modalidades praticadas, as caminhadas e o trekking lideram as preferências, tendo sido referidas por 49,6% dos inquiridos. Este número é ainda mais expressivo entre os homens (57,1%) e nas faixas etárias dos 25 aos 34 anos (63%) e 35 aos 44 anos (57%). Os homens estão, aliás, na liderança de quase todas as categorias como mergulho, esqui, ciclismo ou surf, com as mulheres a destacarem-se pela preferência na prática de ioga.
Orçamento pesa na balança
Chegada a hora da reserva e do pagamento, mais de metade dos inquiridos portugueses (51%) afirma que gastaria até 250 euros numa viagem centrada na atividade física. As mulheres (59%) dominam entre quem escolheu esta margem orçamental, enquanto os homens estão mais abertos a investimentos superiores. Entre os inquiridos que gastariam mais de 500 euros os homens são maioria (18% contra 11% das mulheres).
Para pagar, os consumidores portugueses mantêm-se cautelosos, com 37% a preferir financiar estas viagens com poupanças e a larga maioria (63%) procura e valoriza descontos e reembolsos. As soluções flexíveis estão a ganhar terreno e a Klarna, com a solução de pagamento em três prestações sem juros, é considerada uma opção útil por 17,3% dos consumidores, especialmente entre os 18 e os 34 anos.
As preferências estão a evoluir, o bem-estar físico assume protagonismo nas escolhas de lazer e soluções de pagamento flexível, como as oferecidas pela Klarna, ganham relevância neste novo paradigma de consumo consciente e ativo. A Klarna já se encontra bem posicionada para responder a estas tendências, através de parcerias com marcas como a Decathlon, para equipamentos desportivos, TAP Air Portugal, para reservas de escapadelas internacionais ou Airbnb, para estadias únicas perto da natureza.