in

Media-Saturn conquista quota de mercado

A Media-Saturn manteve a tendência de estabilização das vendas, ao mesmo tempo que reportou maiores ganhos e conquistou quota de mercado em vários países.

As vendas da “holding” do Grupo Metro dedicada ao negócio da eletrónica de consumo, dona das insígnias Media Markt e Saturn, cresceram 3,8% nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2014/2015, para os 16,7 mil milhões de euros. Em moeda local, as vendas aumentaram 4,7% e numa base comparável elevaram-se 3,2%, com a Media-Saturn a ganhar quota de mercado em 11 dos 15 países onde está presente.

No terceiro trimestre, as vendas cresceram 1,2%. Numa base comparável, foi o quarto trimestre consecutivo a crescer (0,2%), não obstante não ter beneficiado do grande catalisador de vendas do ano passado, que foi o Campeonato do Mundo de Futebol, evento promotor da venda de produtos de imagem.

Fruto da aposta numa estratégia omnicanal, entre outubro e junho, as vendas online cresceram 25% para os 1,4 mil milhões de euros, representando mais de 8% das vendas totais da “holding”. Tendência positiva que também se verificou no terceiro trimestre, com um crescimento de 24% para 0,4 mil milhões de euros.

Globalmente, as vendas do Grupo Metro contraíram 1,2% para os 45 mil milhões de euros. Numa base comparável, contudo, as vendas aumentaram 1,6% entre outubro e junho, não obstante o período da Páscoa ter tido um efeito negativo na atividade do terceiro trimestre, ao causar um ligeiro declínio de 0,4%. Neste período de nove meses, as vendas online totalizaram 1,4 mil milhões de euros, mais 26% que no ano passado.

A divisão de Cash & Carry reportou o oitavo trimestre consecutivo de crescimento das vendas “like for like” (0,1%). No total dos nove meses, e no cômputo geral das vendas, esta unidade faturou 22,338 milhões de euros, menos 2,5% que no exercício anterior, penalizada pela atividade na Europa de Leste (-8,9%), derivado à venda dos ativos Real.

Face a estes resultados, o grupo de retalho alemão confirma as suas expectativas para o ano fiscal 2014/2015. Adicionalmente, o grupo reforçou o seu negócio “core” com a aquisição da Classic Fine Foods Group, um dos líderes asiáticos no mercado de distribuição alimentar. Paralelamente, a Media-Saturn lançou o portal de entretenimento JUKE, continuando a expandir o negócio dos conteúdos digitais. A plataforma está disponível no mercado alemão desde o dia 3 de agosto, com uma ampla oferta de filmes e séries, música, e-books, jogos de computador e software.

Publicidade

Publicidade

Intermarché abre nova loja em Vila Nova da Barquinha

Terras do Pó integra portfólio da PrimeDrinks