in

Maioria dos portugueses faz compras de Natal entre 15 dias a um mês antes

Este ano, a maioria dos portugueses (30%) prevê comprar os primeiros presentes de Natal um mês antes da consoada ou duas semanas antes (28%). Ainda assim, 4% dos consumidores anteciparam-se e já começaram a comprar os presentes. Estas são as conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que revela ainda que os centros comerciais são o local predileto para as compras de Natal.

Apesar da generalidade dos consumidores (30%) tencionar comprar os presentes um mês antes do Natal, há uma percentagem considerável (28%) que só pensa fazê-lo com duas semanas de antecedência. 16% dos portugueses vão deixar as compras para a semana que antecede o Natal, mas 4% já terão comprado os presentes. Apenas 3% dos consumidores tencionam esperar pela época de saldos após o Natal para comprar os presentes.

Quanto ao local de compra, tal como nos últimos dois anos, as lojas de centros comerciais dominam a preferência dos portugueses (75%). Face a 2014, as lojas de comércio tradicional (38%) ultrapassaram os super ou hipermercados (37%). As grandes superfícies especializadas adquirem importância: a intenção de comprar nestes espaços duplicou, tendo passado dos 7% para os 14%. Com menos relevância surgem depois a loja do chinês (8%) e as feiras ou mercados (7%). Menos frequente ainda é a compra de presentes através da venda direta ou por catálogo (3%) e na Internet (1%).

Publicidade

Rede Pickup da Chronopost celebra a encomenda 5 milhões

Bel comemora 150 anos com uma ação global