in

Lucro líquido ajustado da Xiaomi em 2023 sobe 126,3%

Para 2,47 mil milhões de euros

Xiaomi smartphones

A Xiaomi Corporation anunciou os seus resultados consolidados auditados para o ano de 2023, totalizando uma receita total de 34,68 mil milhões de euros, enquanto o lucro líquido ajustado aumentou 126,3%, atingindo 2,47 mil milhões de euros.

O aumento do lucro líquido ajustado excedeu as expectativas do mercado e marcou o segundo maior nível de rentabilidade desde a entrada do grupo em bolsa.

As despesas do negócio de veículos elétricos inteligentes (EV) e de outras iniciativas aumentaram para 857,6 milhões de euros, excluindo as despesas de compensação com base em ações relacionadas com EV inteligente e outras iniciativas novas de 102,4 milhões de euros para o ano.

 

4.º trimestre

No quarto trimestre, a receita total da Xiaomi atingiu aproximadamente 9,37 mil milhões de euros, um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior.

O lucro líquido ajustado aumentou 236,1%, para 627,2 milhões de euros.

Ao longo de 2023, a Xiaomi executou a sua principal estratégia operacional de “dupla ênfase em escala e rentabilidade“. Também marcou o ano inaugural da estratégia corporativa do ecossistema inteligente Human x Car x Home.

Em termos de desempenho comercial, o primeiro semestre registou um crescimento acelerado dos lucros, seguido de uma recuperação trimestral das receitas no segundo semestre.

Quanto ao desenvolvimento do conceito de ecossistema, a Xiaomi revelou o seu novo sistema operativo, o Xiaomi HyperOS, e realizou o evento de lançamento da tecnologia Xiaomi EV. O evento de lançamento de produto da série Xiaomi SU7 está agendado para 28 de março.

 

Forte procura de smartphones premium

No segmento de smartphones, os envios globais de smartphones da Xiaomi foram na ordem dos 145,6 milhões de unidades em 2023, com uma receita anual a atingir os 20,16 mil milhões de euros e uma margem de lucro bruto de 14,6%. De acordo com a Canalys, a Xiaomi manteve-se entre os três primeiros lugares nos envios globais de smartphones por três anos consecutivos.

No quarto trimestre de 2023, os envios globais de smartphones do grupo atingiram as 40,5 milhões de unidades, um aumento de 23,9% em relação ao ano anterior.

Em 2023, o preço médio de venda dos smartphones do grupo na China continental aumentou mais de 19% em relação ao ano anterior. De acordo com dados de terceiros, a quota de mercado da Xiaomi nas vendas de smartphones no segmento de preços entre os 512 euros e os 768 euros  na China continental atingiu 16,9% em 2023, um aumento de 9,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

No ranking de vendas no mesmo segmento de preço subiu para o número um no quarto trimestre. Na China continental, a proporção de envios de smartphones premium da Xiaomi (modelos com preços de retalho iguais ou superiores a 384 euros) representou mais de 20% do total de envios de smartphones do grupo no ano.

Os smartphones Xiaomi mantiveram uma posição sólida no mercado global, no ano passado. De acordo com a Canalys, em 2023, os envios de smartphones da Xiaomi classificaram-se entre as três primeiros em 51 países e regiões a nível mundial e entre os cinco primeiros em 65 países e regiões a nível mundial. Especificamente, as vendas de smartphones da Xiaomi ficaram em segundo lugar no Médio Oriente e em terceiro lugar na América Latina, África e Sudeste Asiático, com crescimento da quota de mercado em todas estas regiões. oporcionar uma excelente experiência de utilização.

A nova estratégia operacional de retalho da Xiaomi de “integração de lojas” deu frutos, com uma melhoria significativa da eficiência das suas lojas de retalho offline. De acordo com dados de terceiros, em todo o ano de 2023, a quota de mercado da Xiaomi na comercialização de smartphones através de canais offline na China continental aumentou para 8,4%.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Auchan Hora do Planeta

Auchan junta-se à WWF na Hora do Planeta

Vieira campanha Páscoa

Vieira apresenta novo sabor a pensar nos veganos