mercadorias
in

Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tração

Investimento faz parte da estratégia de descarbonização

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou o procedimento de um concurso internacional para a aquisição de dois rebocadores de 70 toneladas de força de tração.

O investimento de 13,5 milhões de euros, vai dotar o Porto de Leixões de equipamentos inovadores, permitindo que a infraestrutura portuária possa servir navios de maior dimensão.

 

Sustentabilidade ambiental

O aumento da dimensão média dos navios, que cresceram 77% entre 2006 e 2018, obriga a uma maior força de tração para a realização em segurança das manobras das embarcações que escalam o Porto de Leixões.  “Os investimentos previstos, nomeadamente o prolongamento do quebra-mar e a melhoria das acessibilidades marítimas ao porto, vão permitir que Leixões continue a dar resposta à procura e possa receber, em segurança, navios de maior dimensão, o que exige uma maior força de tração e a consequente renovação dos rebocadores”, salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.

A aquisição dos novos equipamentos, que vão substituir dois rebocadores com 40 anos, está enquadrada na estratégia de descarbonização que a administração portuária tem vindo a desenvolver nos portos sob sua jurisdição, uma vez que se tratarão de rebocadores de nova geração, mais seguros e menos poluentes, contribuindo para a redução da pegada ambiental da atividade portuária.

Recorde-se que a APDL é a única empresa nacional que dispõe de um serviço público de reboque, o que se traduz no aumento da eficiência e eficácia do porto nortenho que trabalha 24 horas, 365 dias por ano.

IKEA

IKEA lança nova campanha de marca com foco na sustentabilidade

CVRA

Vinhos do Alentejo lançam certificação inédita de produção sustentável