No meio empresarial circula a informação de que a Kraft Heinz poderá tentar comprar a Danone, após ter falhado na compra da Unilever.
Embora os analistas considerem que a distância entre ambas as empresas é ainda grande, os acionistas da Kraft Heinz estarão a pressionar no sentido de comprar outra empresa.
Esta aquisição integrar-se-ia perfeitamente na estratégia da Kraft Heinz. Segundo a Retail Detail, o grupo francês tem várias marcas que são populares nos mercados em desenvolvimento e criaria uma nova via de expansão internacional. O negócio também geraria sinergias em termos de custos.
Contudo, a concretizar-se a vontade da Kraft Heinz, o negócio não será, de todo, fácil, até porque os franceses são muito defensores das suas empresas neste tipo de ações. Para além disso, a Danone faria certamente exigências rigorosas quanto à proteção dos postos de trabalho, assento no conselho de administração e uma participação elevada na nova empresa. A Kraft Heinz também teria de garantir a gama de produtos da Danone, que teria de permanecer saudável e sustentável.
Os analistas assumem que as possíveis negociações serão mais duras do que as encetadas com a Unilever e que, mesmo assim, foram infrutíferas.