Produtor vínico em cenário de vinha, segurando um copo de vinho tinto, numa imagem que transmite autenticidade, enoturismo, tradição vitivinícola e ligação ao território António Soares Franco

José Maria da Fonseca entrega marketing global a António Soares Franco

Membro da 7.ª geração da família assume liderança de marketing da histórica casa de vinhos numa fase de transição geracional

A José Maria da Fonseca nomeou António Soares Franco como novo head of marketing, reforçando a estratégia de internacionalização e transformação da comunicação do portefólio de marcas da produtora de vinhos portuguesa.

A entrada de António Soares Franco acontece num momento de reorganização do departamento de marketing da empresa, que passa a adotar uma abordagem mais global e integrada, abrangendo não apenas o mercado nacional, mas também os mercados internacionais onde a marca está presente.

Membro da sétima geração da família proprietária, o novo responsável assume funções numa fase de transição geracional da empresa, marcada pela progressiva saída da sexta geração das funções executivas. A nomeação procura assegurar a continuidade do modelo familiar da José Maria da Fonseca, enquanto incorpora novas competências alinhadas com os desafios atuais do sector vitivinícola.

Com experiência nas áreas de telecomunicações, estratégia de marca e customer experience, António Soares Franco passou pela NOS, onde foi responsável pela marca NOS Empresas, e integrou agências como a SAMY Iberia e a Fullsix, pertencente ao grupo Havas CX. No seu percurso profissional soma ainda experiência internacional no Reino Unido, Hungria e Cazaquistão, tendo colaborado com a AICEP.

Entre as novas responsabilidades estará também a integração do plano de replantação vitícola da empresa na estratégia global de comunicação e posicionamento das marcas.

“É com grande sentido de responsabilidade e orgulho que assumo este desafio na José Maria da Fonseca”, afirma António Soares Franco, sublinhando que o objetivo passa por “reforçar a consistência e a relevância das marcas através de uma abordagem mais integrada e global”.

Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Cartaz da conferência Grande Consumo: “Consumo na Era da Imprevisibilidade”, 4 de novembro de 2026, Taguspark, Oeiras
Siga-nos em sidebar-1