A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível europeu, anunciou os resultados correspondentes ao terceiro trimestre de 2020. Eric Hémar, presidente e CEO da ID Logistics, comenta que “depois de resistir com sucesso à crise sanitária da Covid-19 no segundo trimestre, a ID Logistics voltou a um ritmo de crescimento sustentado durante o terceiro trimestre devido à qualidade do seu portfólio de clientes, nomeadamente no e-commerce, bem como à continuação da abertura de armazéns ao longo do primeiro semestre do ano, especialmente a nível internacional. O grupo continua a adaptar-se à evolução da pandemia apostando, especialmente, no serviço aos seus clientes e na segurança das suas equipas”.
Depois de um segundo trimestre resiliente (vendas estáveis em comparação com 2019), a ID Logistics registou um crescimento sustentado nas vendas no terceiro trimestre para 412,1 milhões de euros, num aumento de 7,3% em comparação com 2019.
Em França, as vendas da ID Logistics aumentaram 2,1%, para 183,8 milhões de euros, e o negócio regressa ao caminho de crescimento mês após mês.
As receitas internacionais do terceiro trimestre de 2020 aumentaram fortemente, 11,8%, para 228,3 milhões de euros, com uma aceleração continuada ao longo do trimestre. Este desempenho inclui um efeito cambial geralmente desfavorável, nomeadamente na América Latina, uma alteração de consolidação devido ao fim das operações na África do Sul, em setembro de 2019, e na China, em junho, bem como a consolidação da atividade da Jagged Peak, nos Estados Unidos, em dezembro de 2019. Excluindo todos estes fatores, as vendas líquidas aumentaram 9,5% no último trimestre.
A recuperação dos negócios no terceiro trimestre aproxima-se do crescimento sustentado do primeiro trimestre e a resiliência demonstrada no segundo trimestre permitiu que a ID Logistics atingisse vendas de 1.188,7 milhões de euros nos primeiros nove meses, um aumento de 5,3%. Durante este período, o grupo inaugurou 15 novas instalações (cinco em França e dez internacionais).
Novos contratos
Apesar do contexto de crise sanitária, o terceiro trimestre foi, uma vez mais, uma oportunidade para a ID Logistics continuar o seu desenvolvimento comercial, com a conquista de diversos concursos e processos de adjudicação. Em França, a Leroy Merlin renovou a sua confiança na ID Logistics para gerir um novo armazém de 24 mil metros quadrados, que será responsável pelo abastecimento de 12 lojas na região de Lyon a partir de 2021.
O grupo Nestlé também reforçou a sua parceria com a ID Logistics em França, com a criação de um armazém na região de Paris que agrupará as atividades das marcas Nespresso e Dolce Gusto para a distribuição multicanal.
No Brasil, a ID Logistics reforça a sua posição de especialista em logística de bens de consumo com um novo armazém de 17 mil metros quadrados para a Johnson & Johnson na região de São Paulo.
Depois da Alemanha e da França, a ID Logistics continua o seu desenvolvimento como um dos líderes mundiais em e-commerce na Polónia com a inauguração, em tempo recorde, de um armazém de 42 mil metros quadrados na zona oeste do país.
Perspetivas
Graças a um portfólio de clientes diversificado (40% na produção e distribuição alimentar e 20% no e-commerce) e uma presença geográfica equilibrada, a ID Logistics mantém um bom nível de atividade, apesar do contexto de crise sanitária. O ritmo de arranque continua dinâmico e o grupo continua a receber inúmeros concursos e licitações, nomeada no sector do e-commerce.
Portanto, a ID Logistics pretende continuar o seu desenvolvimento, até ao final de 2020, embora permaneça muito cautelosa em relação à evolução da crise sanitária associada à Covid-19.
Neste contexto, as prioridades do grupo continuam a ser a proteção dos seus colaboradores, o apoio aos seus clientes o mais próximo possível das suas necessidades e uma boa gestão de tesouraria. Além disso, o grupo permanece atento às oportunidades de crescimento externo, principalmente no norte da Europa e nos Estados Unidos.