in

Herdade Maria da Guarda bate novo recorde de produção de azeite

Casa Agrícola prevê produzir 1,6 milhões de quilogramas de azeite

A Casa Agrícola Herdade de Maria da Guarda, em Serpa, deverá terminar a campanha da apanha da azeitona com um novo recorde de produção de azeite, atingindo cerca de 1.600 toneladas de azeite na corrente campanha de 2021. Este valor representa cerca de 1% da produção nacional de azeite.

O valor produzido refere-se apenas à produção de azeite a partir da azeitona da propriedade, não incluindo azeitona recebida no lagar da herdade de outros olivicultores da região. Toda a produção de azeite de Maria da Guarda é dedicada à exportação, principalmente para Itália, Espanha e Estados Unidos, transportados em camiões-cisterna monovarietais de 25 toneladas de azeite.

 

Valores recorde na campanha

Decorrido pouco mais de um mês do início da campanha, que em Portugal se concentra sobretudo

nos dois meses e meio de outubro a dezembro, os dados estatísticos da produção em Portugal fazem prever que o país atinja, pelo menos, o valor de 160 mil toneladas na produção de azeite, na corrente campanha de 2021. O montante de azeite agora produzido é o maior de sempre da história agrícola de Portugal e é o resultado de um esforço de investimento privado, desenvolvido pelo sector ao longo dos últimos 20 anos. “Num ano marcado por um cenário pandémico mundial, especialmente difícil e com previsões incertas em todos os sectores económicos, é com satisfação que podemos antecipar uma campanha com valores recorde e acima das nossas previsões que apontavam inicialmente para um milhão a 1,5milhões de quilogramas de azeite”, afirma João Cortez Lobão, proprietário da Herdade Maria da Guarda.

O azeite produzido na Herdade de Maria da Guarda é feito a partir de três grandes variedades – Arbequina, Arbosana e Koroneiky – e de um “blend” das várias variedades portuguesas que estão na herdade há mais de 200 anos.

Os grandes embaladores e marcas multinacionais compram lotes de azeite de uma só variedade de azeitona, preferindo eles próprios fazer as misturas de azeites com perfis diferentes, dando estruturas de sabor aos azeites que apresentam, depois, nos diversos mercados finais já embalado.

Cerca de 80% do azeite produzido em Portugal é classificado de qualidade superior, segundo os critérios internacionais que medem a acidez e características organoléticas.

 

Herdade Maria da Guarda

A Herdade Maria da Guarda pertence a uma casa agrícola que opera no agronegócio desde o século XVIII (família Cortez de Lobão) e representa cerca de 750 hectares, quase 100% dedicados ao olival. Neste momento, a exploração é gerida pela Oxycapital, com base num acordo de parceria em que a remuneração das duas entidades está ligada à performance da gestão. João Cortez de Lobão faz um balanço positivo da parceria. “Estou muito satisfeito com esta primeira campanha em parceria; começamos com um ano de recorde absoluto de produção e isso é sinal de que esta parceria inovadora tem boas condições para funcionar connosco por mais anos e potencialmente com outros olivicultores”.

A Herdade de Maria da Guarda tem um olival com cerca de 1,3 milhões de oliveiras, um dos olivais com o maior número de oliveiras numa só propriedade em Portugal de capitais portugueses.

Publicidade

Botanical Origin

Botanical Origin contribui para a reflorestação em Portugal ao plantar 2.500 árvores

Pai Natal de chocolate gigante é a maior novidade do Natal da Imperial