in

Herdade Grande lança Roupeiro Vinhas Velhas

Uma pequena parcela de Roupeiro, em solo xistoso, onde a variedade oferece fruta escassa e de enorme qualidade, dá origem ao mais recente topo de gama da Herdade Grande, edição de apenas 3.500 garrafas que acaba de ser lançada no mercado.

Este varietal surge como um tributo à mais antiga vinha existente nesta propriedade centenária, alvo de cuidados especiais ao nível da viticultura, ao longo dos últimos anos, de modo a preservar toda a sua singularidade. Na vindima de 2018, já com a consultoria do enólogo Diogo Lopes, deram-se os primeiros testes de vinificação isolada da casta. Em 2020, as experiências passaram a integrar também fermentações em barrica. Nesse ano, a evolução na adega voltou a confirmar enorme potencial, acabando então por ser produzidas 3.500 garrafas deste monocasta. O lote final integra 50% de vinho com fermentação em barricas de 400 litros de carvalho francês.

Esta é uma parcela muito especial para nós, porque representa muito do que foi o trabalho de implementação de vinha lançado pelo meu pai, nos anos 80. O Roupeiro oferece-nos uma expressão única do terroir Herdade Grande, que vem acrescentar ainda mais valor à nossa gama, com um vinho para consumo em momentos mais especiais”, explica Mariana Lança, diretora geral da Herdade Grande.

 

Lançamentos

A par do novo Herdade Grande Roupeiro Vinhas Velhas, o produtor da Vidigueira atualiza ainda no mercado as suas restantes referências de nicho, que incluem o Herdade Grande Sousão 2018 e os novos Herdade Grande Amphora (Tinto e Branco).

Luís Simões

Luís Simões obtém certificação de Armazém de Produtos Ecológicos

AMI e Mercadona assinam acordo de colaboração