in

Grupo DIA ganha concessão do Mercado de Santos em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa e o Grupo DIA assinaram esta quarta-feira, dia 28 de junho, no Mercado do Bairro de Santos, um contrato de concessão que prevê a reabilitação do edifício existente, bem como a exploração de um parque de estacionamento e de um supermercado.

Neste espaço vai abrir a primeira loja Minipreço Family da cidade de Lisboa, com cerca de 1.000 a 1.200 metros quadrados, o que ditará o encerramento de um Minipreço Market nas imediações.  

O Grupo DIA será responsável pela totalidade do investimento no projeto de requalificação deste mercado municipal, que deverá estar concluída em 90 dias ou menos, segundo disse Miguel Guinea, diretor geral do grupo em Portugal, na cerimónia de assinatura.

O contrato foi assinado pelo gestor e por Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia, que afirmou acreditar que o mercado do Bairro de Santos requalificado “irá ter um papel determinante na regeneração urbana do bairro e na recuperação do espaço naquilo que é a qualidade de vida de quem cá vive”.

A concessão resultou de um concurso público internacional para um prazo de 15 anos e insere-se na estratégia do Plano Municipal de Mercados da Cidade de Lisboa, a qual preconiza a introdução de novas dinâmicas, investimentos e criação de âncoras em mercados que se encontram estagnados para que se tornem mais atrativos e estimulem a empregabilidade local.

Os 17 comerciantes que trabalham atualmente no Mercado do Bairro de Santos serão relocalizados no exterior do edifício datado de 1989, que será reabilitando mantendo a traça original. Na entrada nascerá uma praça, dotada de quiosque, para promover o convívio entre os habitantes do bairro, num espaço que também se pretende cultural.

Este tipo de solução para os mercados municipais não é novo na cidade de Lisboa. No Mercado 31 de Janeiro e no do Forno do Tijolo, a âncora é uma loja Lidl. O de Alvalade tem um parque infantil e uma zona de refeições e o do Lumiar é exclusivo para produtos biológicos.

Lidl lança novo conceito de loja mais ecológico em Itália

Nacional lança cereais com 0% de açúcares