in

Grandes retalhistas temem aumento do furto na Semana Santa

Turismo e grandes concentrações potenciam o furto

Foto Shutterstock

Todos barómetros do furto detetam, ano após ano, um claro incremento do furto durante a Semana Santa e, nesta ocasião, o “Market Analytics Department” da Checkpoint Systems alerta para o temor existente entre os grandes retalhistas.

Alguns dos motivos assinalados pela empresa em soluções antifurto e RFID são a previsão da recuperação do sector turístico, combinado com as melhorias do tempo para o fim-de-semana da Páscoa. “Estas condições pressupõem, tradicionalmente, uma melhoria do nível de ocupação das grandes cidades, zonas costeiras e áreas de turismo rural e gastronómico, que provocam grandes afluências de visitantes a comércios e retalho, saturando os serviços de segurança de muitos dos estabelecimentos”, alerta.

 

Estação mais vulnerável aos furtos

A interpretação dos dados a que teve acesso o “Market Analytics Department” da Checkpoint, empresa de origem canadiana, situa a primavera como a estação mais vulnerável aos furtos. Segundo os peritos, cerca de 29,6% do total de furtos produz-se na primavera, sendo a Semana Santa o período onde estes dados disparam.

De acordo com os últimos dados do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, Portugal é o terceiro país com maior índice de furto, superado apenas por Espanha e pela Bélgica. Segundo as estatísticas da União Europeia, em Portugal, ocorreram 108 furtos denunciados por cada 100 mil habitantes. “Esta tendência demonstra o importante volume de furtos que sofrem os estabelecimentos no país, justamente no início de uma das semanas em que estes delitos mais se produzem”.

 

Prevenção

David Pérez del Pino¸ Business Unit Managing Director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel, assinala que, “nas principais áreas comerciais dos sítios turísticos, a maior afluência de clientes, a contratação de pessoal temporário e o maior movimento de mercadoria são fatores que aumentam o risco do furto. Para combater o risco, é aconselhável aplicar soluções que previnem o furto ao mesmo tempo impulsionam as vendas, como pode ser a tecnologia RFID”.

ASAE apreende mais de 56 toneladas de bacalhau salgado seco

Quinta do Convento Reserva Tinto 2018

Kranemann Wine Estates lança Quinta do Convento Reserva Tinto 2018