in

Checkpoint Systems alerta para perdas no retalho nos saldos

Com o passar das épocas festivas, o retalho entra num período de quase dois meses de saldos que incrementam drasticamente a afluência às lojas. Entre trocas de prendas que foram oferecidos no Natal e a compra de novos produtos, os clientes iniciam 2019 com uma forte capacidade de compras. Apesar da confiança dos consumidores ter aumentado durante a época natalícia, os consumidores guardaram grande parte dos gastos que tinham programados para a época de saldos que agora se iniciou.

A pensar nestas circunstâncias, a Checkpoint Systems, empresa especializada em soluções de disponibilidade de mercadoria, alerta para as perdas desconhecidas que ocorrem nesta altura do ano, seja por fraude dos colaboradores, por perdas de stocks ou por trocas fraudulentas por parte dos clientes. “Para combater estas perdas anunciadas, os retalhistas devem preparar-se ao longo do ano com a implementação de diferentes sistemas de prevenção de perdas e gestão e visibilidade de stocks“, diz a Checkpoint.

Uma loja conectada e visível é o ideal para todos os retalhistas. Com esta necessidade em mente, a Checkpoint desenvolveu a última versão da sua app Store-Star. Oferece um interface à medida que se adapta a cada utilizador e as suas aplicações, como o gestor de contagem de pessoas e nível de ocupação, evoluíram para proporcionar uma visibilidade em tempo real do que acontece em loja, permitindo aos encarregados organizar a equipa para melhorar o serviço oferecido aos consumidores, ao mesmo tempo que disponibiliza dados de gestão de stocks, mantendo inventários mais visíveis e eficientes. A possibilidade de ter noção real do consumidor e dos artigos permite atender às necessidades mais rapidamente, evitando a perda das vendas por rutura ou indisponibilidade de stocks. Mais ainda, é uma solução totalmente amiga do colaborador, ao permitir controlar e assistir os operadores de caixa de forma mais rápida e detectar até sacos de alumínio no momento em que entram na loja, ajudando também na gestão de alarmes. Tudo isto à distância de um smartphone.

Ao mesmo tempo, e a pensar exatamente nas devoluções de roupas que aumentam depois do Natal e na época do novo ano, os retalhistas têm agora à sua disposição a R-Turn, que permite aos retalhistas reduzirem o número de devoluções fraudulentas. Esta é uma solução low-cost que já provou reduzir o wardrobing. A pequena etiqueta – que pode ser customizada com a marca do retalhista – é aplicada na mercadoria pelo retalhista e mantém-se no local até que o cliente a remova em casa ao quebrar o mecanismo de fecho manualmente e com uma simples torção, sem ser necessário mais ferramentas.

Maiores retalhistas do mundo registam forte crescimento

Nespresso lança edição limitada inspirada nas primeiras coffee houses em Istambul e Veneza