in

Grandes marcas pedem pacto global para eliminar a poluição por plástico

Foto Shutterstock

Mais de 70 grandes empresas internacionais apresentaram uma petição às Nações Unidas (ONU) para assinarem um tratado contra o uso poluente de plásticos.

O acordo, que já foi assinado por dois terços dos países membros da ONU, exige regras juridicamente vinculativas.

É crucial estabelecer um novo tratado da ONU para que os países iniciem a transição para uma economia sustentável”, refere o documento apresentado à instituição.

 

3 aspetos fundamentais

O tratado exigido pelas empresas participantes implicaria três aspetos fundamentais: a implementação de políticas de redução da utilização de plásticos virgens, o estabelecimento de uma abordagem internacional comum para resolver o problema da poluição por plásticos e a criação de uma estrutura governamental que garanta a participação dos países membros para estes objetivos.

Este último ponto “facilitaria os investimentos para implementar a inovação, as infraestruturas e os instrumentos necessários nos países e indústrias mais necessitadas de apoio internacional“.

A petição é apresentada à ONU nas vésperas da Assembleia do Ambiente das Nações Unidas (UNEA 5.2), que decorrerá entre 28 de fevereiro e 2 de março em Nairobi, no Quénia. Este evento, em que todos os países membros se vão reunir, é “decisivo para virar a roda na crise da poluição por plásticos“, declaram as 70 empresas no manifesto conjunto.

Publicidade

Unilever

Unilever vai eliminar 1.500 posições de gestão como parte da simplificação da sua estrutura

Tendências tecnológicas

5 tendências tecnológicas para observar em 2022