in

Danone enfrenta ação legal sobre o uso de plástico

Danone
Foto II.studio/Shutterstock

Alguns grupos ambientais tomaram medidas legais contra o grupo francês Danone, devido à sua utilização de plástico, acusando-o de não ter suficientemente em conta todo o plástico utilizado ao longo dos seus ciclos de produção.

A Danone, a maior fabricante mundial de iogurtes, que também produz fórmula infantil e a marca de água mineral Evian, afirma numa declaração à Reuters que estava “muito surpreendida com esta acusação, que refutamos firmemente“.

O caso, trazido a um tribunal civil de Paris, surge numa altura em que um número crescente de organizações não governamentais atua contra grandes empresas, utilizando uma lei francesa de 2017 que estabelece um “dever de cuidado”, ao longo das cadeias de abastecimento, para evitar danos aos direitos humanos e ao ambiente. Mas, ao contrário de um caso semelhante apresentado contra a gigante petrolífera TotalEnergies, para combater um controverso projeto de oleoduto em África, o grupo ambiental Surfrider e os seus parceiros, que incluem a Client Earth e Zero a Waste France, dizem não querer instaurar um processo criminal contra a Danone, reporta a Reuters. “Queremos que a Danone publique de novo o seu relatório obrigatório sobre o seu dever de cuidado e preste contas especificamente sobre o seu uso de plástico, incluindo uma estratégia concreta para o reduzir“, afirma Antidia Citores, porta-voz francesa do grupo de proteção dos oceanos Surfrider Foundation Europe.

Antidia Citores acrescenta que, até agora, a Danone não tinha tido suficientemente em conta todo o plástico utilizado ao longo dos seus ciclos de produção, desde a agricultura até à embalagem, e não estava a dizer ao público como pretende exatamente reduzir a sua utilização. Cabe agora a um juiz decidir se deve ou não abrir um processo judicial.

 

Danone

A Danone é há muito reconhecida como pioneira na gestão de riscos ambientais“, indica a empresa na declaração à Reuters, acrescentando que tinha reduzido a sua utilização de plástico em 12%, entre 2018 e 2021.

A Danone anunciou um objetivo para 2025 de que cada componente da sua embalagem seja reutilizável, reciclável ou compostável. Em outubro, a empresa juntou-se a outras empresas internacionais, incluindo a Nestlé, no apelo aos líderes mundiais para tornarem mais rigorosas as regras de informação para as grandes empresas relativamente ao seu impacto na natureza.

Mercadona

Mercadona faz distribuição urbana de mercadorias com camiões elétricos em Espanha

Cozinha Continente

Restaurante Cozinha Continente abre no centro comercial Continente Telheiras