tampas de plástico
in ,

Tampas de plástico devem estar presas às garrafas a partir de julho

No âmbito da diretiva relativa aos plásticos de utilização única

A partir de 3 de julho de 2024, todas as tampas de plástico devem ser presas às garrafas em toda a União Europeia, no âmbito da diretiva relativa aos plásticos de utilização única (SUP).

O novo sistema de fixação aplicar-se-á a todas embalagens de bebidas, incluindo garrafas, caixas de cartão e bolsas, até três litros de capacidade, informa a RTÉ.

De acordo com a diretiva, os produtos com tampas de plástico “só podem ser colocados no mercado se as tampas permanecerem ligadas aos recipientes durante a fase de utilização final prevista para os produtos“.

As tampas separadas das garrafas acabam por ser resíduos não reciclados, uma vez que tendem a ser demasiado pequenas e leves para serem manuseadas pelo equipamento de triagem de reciclagem.

 

Atualizações de embalagens

Muitos fabricantes de bebidas já cumprem o requisito e redesenharam as suas tampas de garrafa para incluir uma tira de plástico adicional que a mantém presa ao anel.

A diretiva da União Europeia relativa aos plásticos de utilização única (SUP) procura reduzir os resíduos plásticos ambientais e já viu a implementação de medidas para eliminar artigos de plástico de utilização única, como colheres de café, cotonetes e pratos.

Siga-nos no:

Google News logo

Pera Rocha

Pera Rocha é um dos frutos mais exportados de Portugal

Vista Alegre

Cristiano Ronaldo adquire 10% da Vista Alegre