in ,

Governo francês quer tornar obrigatória a menção do custo dos agricultores nos contratos com a indústria e retalho

O governo francês irá propor uma lei que tornará obrigatória a menção do custo de produção dos agricultores nos contratos fechados com a indústria e supermercados.

O presidente francês, Emmanuel Macron, quer reformar o sector agrícola e estancar a guerra de preços imposta pela indústria agroalimentar e pelo retalho. Os produtores de frutas, legumes e de leite estão entre os mais afetados.

Emmanuel Macron acredita que os franceses estão conscientes desta distorção e dispostos a pagar mais pelos alimentos que consomem, levando em consideração o custo real de produção. Em troca desta medida inflacionista, destaca o Les Echos, o presidente espera uma verdadeira transformação do sector agrícola. A proposta do governo é a de um “new deal” agroalimentar, onde os agricultores teriam de assumir o compromisso de gerir suas plantações e rebanhos como verdadeiras empresas, investir num modo de produção sustentável, mesmo representando um custo maior, e unir-se para ter mais força nas negociações com os distribuidores.

O presidente é também favorável a um enquadramento das promoções, mas exige garantias quanto às repercussões para os agricultores antes de modificar a legislação do comércio. O novo texto legislativo será votado no primeiro semestre de 2018.

Ferrero Ibérica com nova diretora geral

Porminho investe 18 milhões de euros em ampliação de instalações produtivas