in

Free From Functional Food & Health Ingredients Expo marca a sua 9.ª edição em Barcelona

Free From

A Free From Functional Food & Health Ingredients Expo regressou a Barcelona, em junho, acolhendo milhares de decisores-chave de alguns dos principais retalhistas e fabricantes do mundo.

Com a indústria alimentar funcional a continuar a experimentar um rápido crescimento – o mercado global foi avaliado em 180 mil dólares, em 2021, e prevê-se que registe uma CAGR de 2,71% durante o período previsto (2022-2027)1 – a FIRA Barcelona acolheu uma onda de visitantes e expositores, que se reuniram na capital da Catalunha para a nona edição da feira e a primeira desde a pandemia.

 

Expo

Na abertura da exposição, Dirk J. L. Kremer, consulado honorário da Holanda em Barcelona, deu as boas-vindas a milhares de visitantes, incluindo representantes de Auchan, Mercadona, El Corte Inglés, Coop Italy, Sonae, Auchan Portugal e Carrefour França.

Juntando-se a eles, mais de 3.900 visitantes de mais de 60 países passaram pelas portas durante os dois dias do evento, procurando encontrar-se com quase 300 fornecedores, conhecer as mais recentes inovações de produtos e descobrir as tendências futuras que irão ditar o curso da indústria nos próximos anos.

Embora o foco estivesse firmemente no futuro, foi difícil não notar o efeito que a pandemia teve no sector. Enquanto muitas indústrias se têm esforçado por reconstruir após a devastação da Covid-19, os sectores dos alimentos funcionais e dos ingredientes de saúde têm vindo a ganhar cada vez mais força, à medida que os consumidores procuram dietas que proporcionam benefícios de bem-estar.

 

Free from

Os delegados presentes na feira deste ano foram convidados a assistir a sessões que examinaram os temas-chave que dominam a agenda da indústria. Com curadoria em torno de três tendências – Free-From Retail, Vegan e Plant-Based e Supplier e Insights – e proferidas por mais de 65 oradores especializados, incluindo ProVeg International, IRI Worldwide, Innova Market Insight e ADILAC, as sessões forneceram informações sobre as mais recentes investigações, análises e tendências da indústria que moldam o sector.

Refletindo a popularidade e o crescimento na categoria, algumas das sessões mais populares foram no âmbito do Free-From Retail. As apresentações “gluten free” de Cristóbal Pérez, da Associación Celíacs de Catalunya, e Joel Huguet, da Universidade de Barcelona, abordaram o tema, analisando os benefícios e vantagens de licenciar produtos sem glúten e as questões relacionadas com a acreditação de produtos sem glúten quando se come em restaurantes.

Oriol Sans, presidente da Adilac, também presidiu a um painel de discussão sobre o sector “free from”, com contribuições de funcionários e especialistas da Mercadona, Pascual, Fresh DSM, Lozano e Monells, e concentrando-se especificamente nos produtos não lácteos, com um debate sobre os produtos sem lactose.

 

Vegan e plant-based

Do mesmo modo, as apresentações no âmbito vegano e “plant-based” provaram ser populares, com Stephanie Jaczniakowska, da ProVeg, organização internacional de consciencialização alimentar, a discutir a ascensão da dieta flexitariana, um estilo de alimentação que encoraja a comer, principalmente, alimentos à base de plantas, permitindo carne e outros produtos animais com moderação.

Apresentações dos principais expositores no evento – incluindo Noweat, R Biopharm, Groots, IRTA e IBS Food Solutions – foram populares e incluíram “insights” aprofundados de uma vasta gama de tópicos, desde embalagens reutilizáveis em alimentos e retalho, como fazer negócios na Catalunha, enfrentar programas de investigação em tecnologia alimentar, livres de aditivos e rótulos limpos.

Uma sessão liderada pela embaixada holandesa explorou o seu papel no reforço do ecossistema da proteína global. Destacou como um grupo de empresários holandeses sediados em Espanha estão a trazer inovações ao mercado para realizar a transição proteica. A sessão referenciou empresas como Fabulous Farm e Food Valley Wageningen, que estão a trabalhar para encurtar o tempo de colocação no mercado de produtos competitivos produzidos localmente com proteínas de origem vegetal, aumentar a viabilidade e apelo de opções alimentares saudáveis para todos intervenientes na cadeia alimentar, ao mesmo tempo que estimulam a valorização dos fluxos de resíduos em grande escala para proliferar modelos de negócios agroalimentares circulares.

instax mini Link 2

Fujifilm apresenta nova impressora para smartphone

DB Schenker

DB Schenker e USA Truck juntam-se para criar solução de abastecimento na América do Norte