A quarta Conferência Anual do Fórum do Consumo dedicada ao tema “O Consumo tem sexo?” teve lugar no dia 8 de março, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
A conferência contou com a participação de diversas entidades ligadas ao sector do consumo. A sessão de abertura foi realizada por José António Rousseau (Presidente do Fórum do Consumo), João Catalão (Co-Fundador do INV – Instituto de Negociação e Vendas) e Paulo Bento (Presidente do INDEG/IUL/ISCTE).
O painel “Estudos de Mercado” contou com a participação de Diogo Pereira e Pedro Camarinha, do Observador Cetelem, que analisaram o conhecimento de despesas e rendimento, a frequência e quantidade de poupança e a aquisição de cartões de crédito e financiamento para ambos os sexos, referindo-se que “as mulheres têm bastante peso nas decisões de compra“.
António Gomes, da Gfk, analisou as motivações para as compras e hábitos de compra, concluindo que “as mulheres vão mais frequentemente às compras para o lar” e que “os homens são ‘buyers’ enquanto as mulheres são ‘shoppers’“.
Já Marta Santos, da Kantar Wolrdpanel, refere que “as mulheres são mais atentas a promoções“, sendo compradoras mais oportunistas. Enquanto, “os homens optam pela compra dos seus produtos, as mulheres não compram só para si“. Contudo, no Petrol, o “shopper homem” é o mais importante. Além disso, 26,5% das ocasiões de compra são feitas pelo homem em FMCG.
A conferência terminou com uma Mesa Redonda, moderada por João Catalão e Ana Penim (INV – Instituto de Negociação e Vendas), que contou com a participação de Carlos Liz (Ipsos- APEME), Francisca Távora (O Boticário), Manuel Paula (El Corte Inglés) e Sofia Tenreiro (Cisco).