A Fladgate Family Wines anunciou a declaração de 2024 como ano Vintage para as casas Taylor’s, Croft e Fonseca. É a primeira declaração conjunta desde 2017.
Entre os muitos fatores que motivaram o anúncio, estão a “qualidade excecional” e a “incrível profundidade e complexidade” destes vinhos, como adianta Adrian Bridge, diretor-geral da Fladgate Family Wines.
Já o diretor de enologia, David Guimaraens, salientou a responsabilidade associada à decisão, considerando que 2024 foi “sem dúvida excecional e deu origem a vinhos notáveis“.
O ano vitícola foi marcado por um inverno chuvoso, uma primavera fresca e um verão longo e seco que se prolongou até ao final da vindima. Desse modo, permitiu uma “maturação lenta e harmoniosa”, revela David Guimaraens. Adicionalmente, as temperaturas moderadas e as noites mais frias de setembro favoreceram a preservação da frescura e da definição do fruto. O resultado são “vinhos com grande frescura, aromas muito expressivos e taninos finos”, reforça o responsável.
Ano Vintage
Cada uma das casas apresentou perfis distintos. O Taylor’s Vintage 2024 destaca-se por taninos firmes equilibrados com sabores de fruta vivos e notas herbais. Este lote foi produzido a partir das vinhas da Quinta de Vargellas, da Quinta da Terra Feita e da Quinta de Junco.
Em complemento a esta declaração, a Taylor’s lança também o Taylor’s Sentinels Vintage Port 2024. Trata-se de uma expressão distinta do Vale do Pinhão, elaborada a partir das suas propriedades históricas na região.
Já o Croft Vintage 2024, com produção limitada, mostra um aroma intenso e envolvente. Apresenta notas de morango maduro e apontamentos exóticos de esteva, especiarias, cravinho e eucalipto, característicos da Quinta da Roêda, de onde provém o lote.
Por último, o Fonseca Vintage 2024 mantém o perfil de “profundidade, intensidade e generosidade de fruta”, que combina com mineralidade e um final fresco. Na base deste lote estão as uvas da Quinta do Panascal, uma das mais reputadas vinhas do Douro. O crítico James Suckling descreve a Fonseca como “o Bentley do vinho do Porto Vintage”.
Os Vintage 2024 da Taylor’s, Croft e Fonseca estarão disponíveis para comercialização a partir de setembro, com distribuição exclusiva da Heritage Wines.







