A Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) realiza, no próximo dia 17 de junho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a oitava Conferência para a Competitividade, este ano subordinada ao tema “O valor acrescentado da indústria agroalimentar”.
Num contexto marcado pelos desafios da competitividade, da inovação e da sustentabilidade, a conferência pretende debater o papel estratégico da indústria agroalimentar na economia portuguesa e europeia, reunindo representantes do Governo, líderes empresariais e especialistas.
Competitividade, inovação e futuro
A sessão de abertura contará com as intervenções de José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, e de Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.
Ao longo da manhã, o debate será organizado em torno de dois grandes temas: “O impacto económico da indústria agroalimentar” e “Uma indústria para o futuro”. O programa integra intervenções e painéis com responsáveis de entidades públicas e privadas, incluindo AICEP, Banco Português de Fomento, CIP, Nestlé Portugal, Portugal Foods e Sociedade Ponto Verde.
Embora o programa não destaque a inteligência artificial como tema autónomo, o enquadramento da conferência – inovação, competitividade e indústria para o futuro – abre espaço para discutir o impacto das novas tecnologias, incluindo IA, automação, dados e digitalização, na criação de valor, eficiência produtiva e sustentabilidade da indústria agroalimentar.
Impacto económico da indústria agroalimentar
O primeiro momento temático, dedicado ao impacto económico da indústria agroalimentar, terá início às 9h45, com intervenção de Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP.
Segue-se um painel de debate com Armindo Monteiro, presidente da CIP, Gonçalo Regalado, CEO do Banco Português de Fomento, e Paulo Rios de Oliveira, administrador executivo da AICEP, com moderação de André Macedo.
A partir das 11h15, a conferência centra-se no tema “Uma indústria para o futuro”, com intervenção de Pedro Siza Vieira, sócio da PLMJ.
O painel contará com Amândio Santos, presidente da Portugal Foods, Ana Isabel Trigo de Morais, CEO/administradora-delegada da Sociedade Ponto Verde, e Rachel Muller, diretora-geral da Nestlé Portugal, também com moderação de André Macedo.
Conversa com Pedro Queiroz
Antes do encerramento, está prevista uma conversa entre o moderador André Macedo e Pedro Queiroz, às 12h15.
A sessão de encerramento está marcada para as 12h30 e contará com Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA, estando também prevista a participação de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, ainda sujeita a confirmação.







