in ,

Exportações agroalimentares europeias crescem 8%

As exportações agroalimentares europeias cresceram 8% em agosto, comparativamente ao mês anterior, atingindo os 11.500 milhões de euros.

Os maiores aumentos produziram-se na Rússia e nos Estados Unidos da América, com um acréscimo de 153 milhões e de 108 milhões de euros, respetivamente, face a 2016.

Por sectores, as exportações de vinho e de vermute, assim como de leite em pó, tiveram o maior aumento, com mais 130 milhões e 123 milhões de euros, respetivamente, face ao ano passado.

A Rússia voltou a ser o quarto destino das exportações dos produtos agroalimentares europeus. Apesar do embargo aos produtos europeus, que se mantém, a melhoria das condições económicas do país e uma maior procura por vinho, licores, chocolate e preparados aumentares levou as exportações a aumentarem 14%, para um agregado de 773 milhões de euros este ano.

As importações agroalimentares da União Europeia também aumentaram 4% em comparação com 2016, o que representa um superavit de 2.400 milhões de euros na balança comercial agroalimentar, de acordo com os dados da União Europeia.

Publicidade

Meu Super abre duas lojas na Amadora

Sears termina parceria de mais de 100 anos com a Whirlpool