O EuroCommerce, que representa o sector retalhista e grossista na Europa, lançou um novo website, www.commerceforukraine.eu, que irá acompanhar os esforços feitos pelos retalhistas e fornecedores para apoiar a Ucrânia e procurar “inspirar mais ações“, segundo a diretora geral do EuroCommerce, Christel Delberghe.
Com o conflito a entrar no seu segundo mês, os retalhistas europeus continuam a oferecer alimentos, produtos de higiene e doações financeiras a instituições humanitárias, bem como empregos a refugiados da Ucrânia nos Estados-membros da União Eurpeia, para os ajudar a apoiar as suas famílias.
O EuroCommerce disse que o website será atualizado regularmente.
“Resposta espontânea”
“Estas iniciativas dos retalhistas e grossistas europeus têm sido uma resposta espontânea do sector e dos seus clientes, em toda a Europa, às cenas de sofrimento e destruição na Ucrânia“, refere Christel Delberghe. “As nossas ações só podem, evidentemente, abordar parcialmente os imensos problemas que a guerra tem causado. Mas esperamos que a nossa página web e as ações nela enumeradas inspirem mais ações“.
Entre as iniciativas listadas no site estão medidas implementadas pelo Grupo Schwarz, Edeka, Grupo Rewe, Carrefour, Tesco, Aldi e Jerónimo Martins, enquanto grupos como POHiD, SOCR CR (Confederação Checa de Comércio e Turismo) e Kaupan Liitto (Confederação Finlandesa de Sindicatos) estão também representados.