Oiça este artigo aqui:
Foram divulgados os novos os novos órgãos sociais da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para o mandato 2025-2027. Os resultados ditaram que Dora Simões fosse novamente eleita como presidente da CVRVV. Os outros membros da direção executiva são Armando Fontainhas (vogal da produção) e Óscar Meireles (vogal do comércio), elegendo Luís Braga da Cruz como presidente do conselho geral e António Barbeitos como presidente do conselho fiscal.
Dora Simões
Dora Simões é natural do Porto e licenciada em English for International Business pela University of Central Lancashire, no Reino Unido, e conta com um percurso profissional de mais de 25 anos em que se destacam funções de relevo no sector dos vinhos, desde gestão de marketing na Europa Central da Ernest & Julio Gallo Winery à direção geral da ViniPortugal ou a presidência da direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Inicia agora o segundo mandato de três anos na liderança da CVRVV.
Luís Braga da Cruz
Por sua vez, Luís Braga da Cruz é natural de Coimbra e formou-se em Engenharia Civil pela FEUP, em 1965, onde desempenhou funções de professor catedrático convidado em dois períodos distintos, entre 1977 e 1986 e de 2003 a 2012.
Para além da carreira académica, desempenhou várias funções administrativas e de gestão, bem como uma extensa atividade associativa. Em 2001, tomou posse como Ministro da Economia do XIV Governo Constitucional, cargo no qual se manteria até 2002. Entre 2005 e 2006, desempenhou funções como deputado à Assembleia da República. Mais recentemente, presidiu o conselho de administração da Fundação de Serralves, entre 2010 e 2015 mantendo, ao longo dos anos e em paralelo com as funções de gestão em diversas instituições, a sua dedicação à viticultura.