in ,

Dia Portugal adere ao SDR Portugal

A Dia Portugal, representante da insígnia Minipreço, é a mais recente aderente à SDRetalhistas, associada do SDR Portugal.

Com esta adesão, o SDR Portugal reforça a sua dimensão e capacidade para criar e gerir o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas não reutilizáveis a instalar em Portugal. Um sistema que se pretende complementar ao existente e que perspetiva criar mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos em todo o território nacional e que, na instalação, perspetiva realizar um investimento superior a 100 milhões de euros.

“A adesão da Dia Portugal ao SDR Portugal, através da associação SDRetalhistas, é mais uma evidência de que a solução que preconizamos para o futuro sistema de depósito e reembolso, a instituir no nosso país, possui a robustez e a segurança para contribuir, de forma significativa, para que Portugal atinja as metas com que está comprometido e para melhorar o ambiente. Os associados do SDR Portugal estão comprometidos com esta solução, que pretende ser complementar ao sistema existente. Além do trabalho e investimento que já realizaram, nos últimos quase três anos, estas empresas estão disponíveis para investir mais de 100 milhões de euros na instalação do futuro sistema de depósito e reembolso de embalagens bebidas de uso único, prevendo a criação de mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos”, destaca Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal.

 

Insígnias 

Representando a maioria da indústria de bebidas e das empresas de retalho a operar em Portugal, o SDR Portugal passa agora a integrar também a Dia Portugal, representante da insígnia Minipreço, que se junta à Auchan, Intermarché, Lidl, Pingo Doce, MC, Mercadona e Makro, representadas pela associação SDRetalhistas, às empresas Água do Fastio, Águas das Caldas de Penacova, Coca-Cola, Empresa das Águas do Areeiro, Empresa das Águas do Vimeiro, Empresa de Cervejas da Madeira, Font Salem Portugal, Grupo Areeiro, Monchique Mineral Water, Parmalat Portugal, SCC – Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal, Super Bock Group, Unilever Fima e às associações APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas, representadas pela associação Circular Drinks.

Miguel Silva, membro do Conselho de Administração da Dia Portugal, destaca que “hoje não há como não interpretar a adoção de medidas que favoreçam a economia circular como estratégicas e determinantes para o nosso bem-estar comum e das gerações próximas. No Grupo Dia, com a nossa rede de mais de 500 lojas Minipreço em Portugal, trabalhamos para limitar o consumo dos recursos, minimizar a produção de resíduos e dar uma segunda vida aos materiais e produtos que sejam suscetíveis do mesmo. Todos estes princípios de gestão eficiente de resíduos e desperdícios é um dos objetivos principais do Plano de Sustentabilidade 2021-23 do Grupo Dia, pelo que a nossa adesão à SDR é mais um passo que damos nesse sentido, aportando escala pela nossa diversidade geográfica e contribuindo ativamente para, junto dos milhares de famílias que nos visitam diariamente, promover a adoção de hábitos sustentáveis que promovam a reutilização de embalagens”.

 

Metas

Pela primeira vez, indústria e retalho reúnem-se num sistema de economia circular que visa a valorização de resíduos. Enquadrado na Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), os associados do SDR Portugal pretendem pôr em prática um sistema que contribua para o cumprimento das metas a que o país está obrigado para as embalagens de bebidas de plástico, nomeadamente, uma taxa de retoma de 77%, em 2025, e acima dos 90%, a partir de 2029, e uma taxa de incorporação de reciclado na produção de garrafas de bebidas (conhecido como “rPET”) de 25%, até 2025, e acima de 30%, a partir de 2030.

comércio a retalho

Distribuidores acusam fabricantes de aumentar os preços artificialmente

Maça de Alcobaça

Maçã de Alcobaça em promoção nos mercados internacionais