in

SDR Portugal e ADIPA assinam protocolo de colaboração

SDR Portugal
Na fotografia, da esquerda para a direita: Luís Brás, Secretário-Geral da ADIPA; António Casanova, vice-presidente SDR Portugal e Miguel Aranda da Silva, diretor-geral SDR Portugal

A SDR Portugal e a ADIPA assinam protocolo de colaboração para o desenvolvimento e implementação do sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal, no contexto específico do retalho grossista.

A realização de ações de educação e sensibilização sobre o funcionamento do futuro SDR junto das empresas associadas da ADIPA constitui parte das ações da SDR Portugal, estabelecidas no âmbito deste protocolo de cooperação. A SDR Portugal assume também o compromisso de promover a implementação e gestão de um sistema que promova a acessível participação de todos os consumidores e, em particular, do retalho grossista inserido no canal Horeca. Em adição, a SDR Portugal compromete-se a disponibilizar a informação e conhecimento produzido a partir dos estudos desenvolvidos, em concordância com o enquadramento regulamentar que venha a ser definido para o modelo de implementação do SDR em Portugal.

Por sua vez, a ADIPA compromete-se a colaborar com a SDR Portugal no desenvolvimento das soluções mais eficazes para recolha de embalagens de bebidas de uso único e devolução de valores de depósito, no espectro do retalho grossista, atendendo com maior detalhe o serviço no canal Horeca.

 

Sinergias

Ambas as associações firmam, com a assinatura deste protocolo, o desenvolvimento de sinergias que visem a divulgação de informação e formação sobre o SDR e a colaboração conjunta em iniciativas diversas – eventos, estudos e grupos de trabalho – oportunos para a boa implementação do SDR em Portugal.

O modelo proposto pela SDR Portugal, complementar ao atualmente existente, é um exemplo de economia circular e pretende aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas. Esta solução apresenta benefícios ambientais e contribui ativamente para o cumprimento das metas a que Portugal está comprometido.

O protocolo hoje assinado reitera, uma vez mais, que o sistema que ambicionamos implementar é o mais adequado à resposta que Portugal precisa, em larga escala, nos diversos sectores e em todas as suas cadeias de valor. Os acordos de colaboração que temos vindo a realizar demonstram a robustez da proposta da SDR Portugal e a oportunidade que temos todos – consumidores, empresas e associações – de contribuir para um país mais sustentável e alinhado com as metas da União Europeia”, afirma Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal, que acrescenta ainda que “o protocolo estabelecido com a ADIPA pressupõe um trabalho conjunto que pretende impulsionar o Sistema de Depósito e Reembolso como condição indispensável à maior sustentabilidade ambiental do setcor do retalho grossista alimentar português”.

A participação e o envolvimento da ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares no futuro sistema de depósito e reembolso gerido pela SDR Portugal são de extrema importância para o sucesso e eficiência desse mesmo sistema. A ADIPA, enquanto associação que representa inúmeras empresas de distribuição de produtos alimentares, possui um conhecimento valioso sobre a cadeia de distribuição e os desafios relacionados à gestão de resíduos nesse setor específico. A participação ativa neste contexto permitirá considerar perspetivas especializadas e relevantes em relação à implementação do sistema de depósito e reembolso, garantindo medidas eficazes que promovam a reciclagem de embalagens alimentares, redução do desperdício e sustentabilidade”, afirma João Vieira Lopes, presidente da ADIPA e da CCP.

Além disso, a ADIPA pode desempenhar um papel fundamental na sensibilização dos distribuidores de produtos alimentares em relação aos benefícios do sistema de depósito e reembolso. Por meio de campanhas de consciencialização e programas educacionais direcionados aos distribuidores, a associação pode informar sobre os impactos positivos para o meio ambiente e a economia ao adotar práticas sustentáveis de gestão de embalagens.

O envolvimento da ADIPA neste processo é crucial para garantir o envolvimento das empresas de distribuição grossista e retalhista de base independente no processo de implementação do sistema de depósito e reembolso gerido pela SDR Portugal. A participação ativa dessas empresas no sistema de depósito e reembolso irá garantir uma cobertura mais abrangente e eficiente, possibilitando que a devolução adequada de embalagens seja realizada em todo o território nacional”, acrescenta ainda João Vieira Lopes.

 

Siga-nos no:

Google News logo

EcoX

EcoX lança novo detergente com baixo impacto ambiental

bebidas espirituosas

Dois terços das bebidas espirituosas já disponibilizam informação sobre valor nutricional e energético