Oiça este artigo aqui:
Comprar online já é tendência e tornou-se a forma mais prática de realizar compras, no entanto, há quem não dispense de entrar numa loja física. A DECO PROteste quis conhecer as preferências dos consumidores, através de um estudo sobre as cadeias de lojas físicas em Portugal mais procuradas e a satisfação das mesmas, revelando que a qualidade dos produtos é o fator determinante para a satisfação, superando outros aspetos, como o preço ou o atendimento.
O inquérito da DECO PROteste foi realizado em novembro de 2024 e espelha a opinião de mais de 4.500 consumidores face às suas experiências de compra em nove categorias distintas: bricolage e jardim, brinquedos e produtos para bebés, calçado, equipamento desportivo, mobiliário e decoração, ótica, perfumaria e cosméticos, produtos para animais e tecnologia e eletrodomésticos.
Das 51 cadeias de lojas físicas identificadas no estudo, 21 tiveram um índice de satisfação superior à média do grupo, sendo consideradas “líderes em satisfação”, dispersas pelas nove categorias.
Cadeias de lojas na liderança
O estudo revelou que, embora 59% dos inquiridos opte por cadeias de lojas para adquirir produtos de tecnologia e eletrodomésticos, 57% para bricolage e jardim e 50% para equipamento desportivo, apenas 12% comprou brinquedos e produtos para bebés em cadeias, demonstrando que as lojas independentes continuam a ser a escolha preferencial para esta categoria.
Um dos pontos mais críticos identificados foi o desempenho das óticas, onde 10% dos inquiridos reportou problemas com as suas compras. As principais queixas incidiram sobre o produto (6%), o apoio ao cliente e as condições da loja (ambos com 3%).
O estudo da DECO PROteste identificou ainda os fatores que mais contribuem para a satisfação dos clientes em cada categoria de produto. A gama de produtos e o preço são importantes para bricolage e jardim e equipamento desportivo, enquanto o conforto e a disposição dos produtos são cruciais para brinquedos e produtos para bebés. A qualidade do atendimento e a disponibilidade de informação são valorizados em tecnologia e eletrodomésticos.