in ,

Cremes de rosto são o segmento que mais cresce na categoria de beleza

No total das categorias de beleza, os cremes de rosto são os que mais crescem. Tem-se verificado também que as áreas de beleza e saúde e bem-estar ganham cada vez mais importância junto dos consumidores, revelam os dados da Nielsen.

Se os cremes de rosto são a categoria que mais cresce (2% em valor e 6% em volume), destaca-se o dinamismo das marcas de distribuição (12% em valor e 14% em volume). O crescimento total desta categoria é impulsionado pelo segmento dos produtos de limpeza, que cresce 9% em valor e 8% em volume e aqui destacam-se as marcas de fabricante.

Manuela Saldanha, Client Consultant Senior da Nielsen, refere que “os consumidores procuram essencialmente produtos associados aos conceitos de saúde e bem-estar. A limpeza e a pureza estão diretamente relacionadas com o conceito natural. Por essa razão, as águas micelares apresentam-se muito dinâmicas, o que impulsiona a categoria na medida em que este tipo de produto tem um preço superior à média da categoria”.

Nos produtos de tratamento do rosto são as marcas de distribuição que mais crescem (35% em valor e 47% em volume).

No que se refere à maquilhagem, as mulheres portuguesas procuram conselhos de especialistas. Manuela Saldanha refere que “esta tendência é visível na abertura de cada vez mais lojas especializadas fora dos hipermercados, supermercados e lojas tradicionais, que apostam nesta estratégia. Esta será certamente uma oportunidade de crescimento à qual marcas e retalhistas devem estar atentos. Algumas marcas já começaram a seguir esta estratégia, começando a oferecer nas lojas momentos de experimentação e aconselhamento”.

Relativamente aos cuidados do corpo, apesar de o segmento dos cremes para o corpo ser o que mais peso tem no total da categoria, é o de cuidados das mãos que se apresentou mais dinâmico, com um crescimento de 8% em valor e 10% em volume. Neste último destacam-se as marcas da distribuição, com um crescimento de 72% em valor e 56% em volume.

Para Manuela Saldanha, “no total da categoria, a inovação é um dos ‘drivers’ de crescimento. Têm surgido novas referências, apesar de, no total, não se notarem grandes alterações no número de referências. Isso significa que este também é um mercado caracterizado por uma constante renovação. A comunicação também é de extrema importância, uma vez que leva os consumidores à experimentação de novos produtos”.

Casa di Mama assinala 10.º aniversário com rebranding

Nespresso leva arte da gastronomia e do café ao Millennium Estoril Open